ESTUDE NA UNIT
MENU

Celular: uso excessivo e má postura podem causar lesões cervicais

Cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear os smartphones.

às 12h24
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, convivem com a dor gerada pela má postura ao manusear os smartphones. Ler uma mensagem no celular, por exemplo, inclinando o pescoço para baixo e para frente, pode aumentar em até cinco vezes o peso que a cabeça exerce sobre a coluna, causando a chamada Síndrome do Pescoço de Texto.

A síndrome provoca uma sobrecarga na musculatura e nas articulações vertebrais, podendo ocasionar dores na nuca com irradiação para os ombros, ou para o dorso, e cefaleia na região posterior da cabeça. Em repouso – quando os ouvidos estão alinhados com os ombros, a cabeça de uma pessoa adulta pesa cinco quilos. Uma postura incorreta, com inclinação de mais de 60 graus da cabeça, aumenta esse peso para até 30 quilos.

Por isso, profissionais da saúde estão alertando os usuários com relação à postura ao utilizar os aparelhos. Se não for corrigida, pode gerar dor crônica e lesões que podem até precisar de cirurgia. Para evitar esses danos, é importante manter sempre as telas na altura dos olhos, mantendo a cabeça bem centrada – alinhando os ouvidos com os ombros – e a cada 20 ou 30 minutos realizar alongamentos e mudar de posição.

Mudar alguns hábitos diários, seja em casa ou no ambiente de trabalho, pode fazer toda a diferença:

  • Evite debruçar-se sobre sua mesa de trabalho;
  • Tente manter uma rotina de exercícios físicos: eles fortalecerão seus músculos;
  • Sempre que possível, vale a pena alongar o pescoço para a direita e esquerda;
  • Evite cadeiras muito macias;
  • Rolos de espuma ou EVA para a região lombar (comprados em lojas de artigos ortopédicos) podem ser bons aliados no trabalho ou no carro;
  • Escolha um colchão que mantenha sua espinha ereta;
  • O travesseiro deve manter a cabeça alinhada ao pescoço e à coluna. 

* Com informações de Agência Brasil, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, e Notre Dame Intermédica

 

Leia também: Os riscos do uso excessivo das tecnologias

Compartilhe: