ESTUDE NA UNIT
MENU

ProMai realiza encontro pré-embarque com alunos

A reunião do ProMai também contou com a participação dos pais dos alunos que irão realizar mobilidade acadêmica, além de representantes da Unit.

às 20h22
Compartilhe:

Para promover um momento de integração, acolhimento e esclarecimento, o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) realizou, na última quarta-feira, 14, uma reunião pré-embarque com os representantes da Universidade Tiradentes, pais e alunos que participarão da Mobilidade Acadêmica no primeiro semestre de 2023. Serão 17 alunos, entre eles 10 bolsistas que irão estudar nas Universidades da Argentina, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, México, Peru e Portugal.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald, esse momento foi idealizado para orientar os alunos acerca da documentação necessária e assegurar que todos os processos estão sendo cuidadosamente realizados.

“O objetivo dessa reunião é falar dos procedimentos internos para os alunos que irão viajar no início do ano. Esse momento é a oportunidade de saber qual o status da documentação que está sob a responsabilidade deles, entender quais as dificuldades com a organização e dar dicas para que eles possam fazer uma viagem segura e tranquila. Também é um momento para tranquilizar os pais e responsáveis que estão presentes. Fazer essa troca de informações é muito importante para nós do Programa e para os alunos e seus familiares”, destaca.

Para a aluna do curso de Farmácia, Bárbara Vitória de Souza Moura, que embarca em fevereiro para a universidade Fernando Pessoa, em Portugal, conta que as expectativas para o próximo semestre são bem altas. “Escolhi essa universidade pela facilidade da língua e por conhecer pessoas que passaram por lá e tiveram ótimas experiências. Sempre foi um sonho estudar fora do Brasil. Como entrei na faculdade no ano da pandemia tive a oportunidade de me organizar para realizar esse sonho que é tão importante pra mim. Estou com muita expectativa e a certeza de que vai ser uma experiência incrivel”, diz.

A aluna do curso de Direito, Laura Guanabara, aguarda pela tão sonhada viagem para a Universidade Católica da Coreia do Sul (CUK). “A minha viagem está prevista para março de 2023 e estou bastante ansiosa. Minha primeira viagem sozinha e vai ser para o outro lado do mundo. Acho que estou mais nervosa pela viagem do que pela adaptação. Sei que lá vai ter outros estudantes na mesma situação que a minha, o que vai ser mais fácil de criar laços com meus colegas de dormitório”, comenta.

Durante o encontro, além das orientações básicas quanto aos procedimentos necessários para a mobilidade acadêmica, a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Unit, professora Katia Araújo, apresentou o departamento e a importância desse contato durante o período que os acadêmicos estiverem fora do país. 

“É importante dar essa assistência para os alunos, ser um ponto de referência e apoio para eles enquanto estão longe do convívio familiar e dos amigos. Essa é uma experiência única e é normal que tenham momentos de insegurança e ansiedade, e o NAPPS está aberto para atender e dar o suporte necessário para eles”, ressalta.

Leia mais: Mobilidade Acadêmica: novo programa visa soluções para problemas sociais

Compartilhe: