ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica: novo programa visa soluções para problemas sociais

O Programa Laboratório Social é uma nova possibilidade de Mobilidade Acadêmica para estudantes de Direito, e Arquitetura e Urbanismo.

às 12h30
Universidade de Valladolid
Universidade de Valladolid
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) acaba de lançar uma nova possibilidade de Mobilidade Acadêmica para seus estudantes, o Programa Laboratório Social. A iniciativa propõe aos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, a chance de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade de Valladolid (Espanha). Os alunos contemplados trabalharão com soluções para problemas sociais que o cercam, propondo desafios dentro dessas áreas, pautados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Unit, Julia Gubert, o programa possui um diferencial. “A premissa do Laboratório Social é muito inovadora e marca um novo modelo de internacionalização que surge neste pós-pandemia, que traz a mobilidade acadêmica como um dos componentes e coloca, cada vez mais, o discente como centro da atividade. É um projeto que vai além da mobilidade acadêmica, trazendo um componente também curricular e social, neste caso, produzir um Trabalho de Conclusão de Curso sobre uma problemática social da sociedade sergipana”, diz.

“Além disso, o estudante fará parte de um grupo internacional com os estudantes da Universidade de Valladolid que estarão trabalhando no mesmo tema, e contarão com o apoio de dois docentes: um da Unit e um da UVa. Assim, os trabalhos serão desenvolvidos individualmente, contudo, os discentes e orientadores de ambas as instituições farão parte de um grupo de trabalho misto, focado em pensar no desafio central sob uma perspectiva intercultural”, explica.

O programa ocorrerá no semestre letivo de 2023.1, e os estudantes participantes da Unit terão a oportunidade de fazer uma mobilidade acadêmica de curta duração para a UVa, além de receber bolsa de mérito acadêmico para auxiliar com os custos envolvidos. A Unit irá fornecer seis bolsas: três para Direito e três para Arquitetura. Ou seja, todos os estudantes selecionados no edital irão receber uma bolsa para custear a Mobilidade Acadêmica de um mês que faz parte do programa”, destaca Julia.

“A intenção deste projeto é implicar em pouco ou nenhum custo para o estudante. A Unit irá ofertar bolsas no valor de R$7.000,00 e a Universidade de Valladolid irá fornecer a acomodação, esses dois auxílios serão suficientes para a maior parte dos custos”, acrescenta.

Quer saber como se inscrever? Acesse o edital aqui para mais informações.

 

Leia também: Espanhol faz mobilidade acadêmica na Unit durante um semestre

Compartilhe: