ESTUDE NA UNIT
MENU

Espanhol faz mobilidade acadêmica na Unit durante um semestre

O estudante da Universitat Ramon Llull - Blanquerna, na Espanha, Quim Tejero Navarro, cursa Psicologia em 2022.2 na Unit, em Aracaju (SE).

às 12h07
Equipe ProMai
Equipe ProMai
Aluno de Psicologia, Quim Tejero Navarro
Coordenador operacional do curso de Psicologia, professor Saulo Almeida
Compartilhe:

O espanhol Quim Tejero Navarro, é um dos estudantes estrangeiros que cursam o semestre 2022.2 na Universidade Tiradentes (Unit). Vindo da Universitat Ramon Llull – Blanquerna, na Espanha, ele optou pelo curso de Psicologia, em Aracaju (SE), para vivenciar experiências enriquecedoras que a Mobilidade Acadêmica pode proporcionar. 

“Em Barcelona temos a opção de, no quarto curso -que aqui é o equivalente ao sétimo período-, fazer intercâmbio. Podemos escolher entre os países da Europa e quatro sul americanos, que são o Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Escolhi a Argentina como primeira opção, por causa do idioma, seria mais fácil. E o Brasil como segunda opção pela qualificação. Eu não conhecia Aracaju, fiz uma pesquisa e gostei. A praia me conquistou, e aqui estou”, conta o aluno Quim.

Para ele, a experiência tem sido única e enriquecedora. “A Universidade é muito grande. Em Barcelona a minha universidade é comparada a um bloco desse aqui. Pra mim, é tudo novo, tudo me impacta. O minishopping, o ambiente verde, os macacos dentro da Universidade e as aulas são sempre interessantes. Pouco a pouco estou me adaptando, os colegas têm me ajudado a compreender a língua, e isso facilita o aprendizado”, diz.

Para o coordenador operacional do curso de Psicologia da Unit, professor Saulo Almeida, a mobilidade acadêmica é uma oportunidade que beneficia estudantes de ambas as instituições. “Eu acredito que é uma oportunidade muito interessante para quem quer conhecer o Brasil, quer se aprofundar mais dentro da Psicologia para ter uma perspectiva de mundo diferente. Então, pra quem vem de fora acaba ampliando os horizontes e incentiva os alunos daqui da Unit, que estão no Brasil, a estarem em outros países fazendo esse mesmo movimento”, pontua. 

De acordo com a assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald, todas as nossas parcerias com a Unit são firmadas por meio de convênio com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras que viabilizam a realização de mobilidades acadêmicas internacionais, com a isenção de taxas ou mensalidades.

“A vinda de novos alunos internacionais proporciona também a chegada de diferentes culturas, diferentes visões e estilos de vida. Com isso, os alunos da casa são colocados frente ao novo e ao diferente e levados a ter que lidar com isso. Esse movimento acaba, portanto, direcionando os nossos alunos a sair daquele lugar comum e ampliar os seus horizontes. É exatamente isso que buscamos na nossa Coordenação”, aponta.

ProMai 

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI)da Unit é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial, proporcionando experiências acadêmicas e de integração, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação.

Para participar do ProMai, o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais, abertos semestralmente. 

 

Leia mais: Engajamento acadêmico é critério de seleção para Mobilidade Acadêmica

Compartilhe: