ESTUDE NA UNIT
MENU

Engajamento acadêmico é critério de seleção para Mobilidade Acadêmica

O vínculo entre o estudante e o ambiente universitário é muito importante para quem deseja integrar a mobilidade acadêmica

às 20h20
Equipe do Programa de Mobilidade Acadêmica
Equipe do Programa de Mobilidade Acadêmica
Assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald
Compartilhe:

Participar das atividades oferecidas pela universidade oferece ao aluno uma gama de oportunidades no ambiente da instituição, através dos recursos aplicados na aprendizagem e na orientação dos professores. O vínculo entre o estudante e o ambiente universitário é necessário para quem deseja integrar a mobilidade acadêmica.

No entanto, nem todos os estudantes conhecem os critérios de avaliação que a mobilidade acadêmica exige para os candidatos, e quais vantagens são atribuídas a quem participa das atividades oferecidas no ambiente acadêmico. Na Universidade Tiradentes (Unit), o aluno tem acesso a diversas atividades que vão além do ensino, envolvendo a produção científica e a internacionalização educacional, por exemplo.

É nesse contexto que a mobilidade acadêmica está inserida. Por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), gerido pela coordenação de Relações Internacionais (CRI), é oferecido para discentes regularmente matriculados nos cursos de Graduação presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) experiências acadêmicas e de integração, para aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades pertinentes a cada área de formação.

De acordo com a Assessora de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, Stephanie Donald, o aluno precisa estar inserido nas atividades acadêmicas para estreitar o vínculo com a Universidade. “A nossa recomendação é que o estudante esteja sempre buscando estar envolvido com tais ações durante a sua trajetória acadêmica, sempre em contato com professores e demais autoridades acadêmicas que possam orientá-lo e direcioná-lo a evoluir nesse âmbito”, explica.

Critérios de  avaliação

Ainda de acordo com a assessora, a participação ativa só traz benefícios para o aluno. “Estar em iniciativas durante a graduação possibilita não apenas os frutos imediatos de um edital de seleção, mas também resultados que podem ser benéficos na vida profissional, seja pela obtenção de novas experiências/vivências, ou seja pela construção de um bom networking”, destaca Stephanie Donald.

É considerado o engajamento acadêmico como todo o conjunto de ações e atividades que o estudante desempenha ativamente durante a sua graduação. 

Confira alguns dos critérios utilizados na avaliação para os editais de seleção:

  • Participação em projetos de Iniciação Científica; Monitoria e/ou Mentoria de disciplinas; Programa Buddy. Ou, até mesmo, participação em Ligas acadêmicas; Atlética e/ou Empresa Júnior;
  • Realização de Estágios;
  • Participação em Cursos e/ou Minicursos; 
  • Trabalho completo publicado em anais de reuniões científicas;
  • Elaboração e publicação de Artigos e/ou de capítulo de livro em periódico científico;
  • Participação como Membro de comissão organizadora de eventos científicos;
  • Apresentação de Banner; Pôster; Comunicação Oral em eventos científicos.

Mobilidade Acadêmica

A mobilidade acadêmica tem um lugar garantido na formação dos alunos da Unit e de instituições educacionais estrangeiras conveniadas, possibilitando o aprendizado acadêmico, de idiomas, culturas e realidades diversas sem perder o vínculo com a instituição de origem. 

Para participar, o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais, abertos semestralmente. Confira o edital.

 

Leia mais em: Por que participar de uma mobilidade acadêmica?

Compartilhe: