ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que participar de uma mobilidade acadêmica?

Com um mundo cada vez mais interligado, é cada vez mais necessário que o estudante viva experiências internacionalizadas.

às 11h19
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Ingressar na universidade oferece uma gama de oportunidades que para muitos é desconhecida. Na Universidade Tiradentes, o aluno tem acesso a diversas atividades que vão além do ensino, mas envolve produção científica e a internacionalização educacional. Diante de um mundo globalizado, é cada vez mais latente a necessidade que o universitário viva experiências internacionalizadas, que lhe permita lidar com a diversidade cultural. 

É nesse contexto que a mobilidade acadêmica está inserida. Além de preparar o estudante para o mercado de trabalho, as universidades devem preparar cidadãos para viver nesse mundo globalizado. Por meio de convênios com instituições de ensino superior em diversos países, o universitário pode estudar fora do Brasil durante alguns semestres, enriquecendo o currículo, aperfeiçoando o conhecimento em outro idioma e conhecendo outras culturas.

A mobilidade acadêmica tem um lugar garantido na formação dos alunos da Unit e de instituições educacionais estrangeiras conveniadas, possibilitando o aprendizado acadêmico, de idiomas, culturas e realidades diversas sem perder o vínculo com a instituição de origem. Para participar, o aluno precisa fazer uma seleção, de acordo com os requisitos previstos nos editais, abertos semestralmente.

O principal requisito é ter conhecimento no idioma da instituição de destino, mas também é essencial que o aluno interessado tenha vida acadêmica ativa, notas acima da média e esteja envolvido em projetos de extensão. Desde o início do processo seletivo ou até mesmo antes para prestar auxílio e tirar dúvidas, os candidatos são acompanhados pelo setor de Relações Internacionais.

 

Leia também: Mexicana faz mobilidade acadêmica na Unit durante um semestre

Compartilhe: