ESTUDE NA UNIT
MENU

A origem do Natal segundo a fé cristã 

O Natal é a festa cristã mais celebrada universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família e solidariedade cristã

às 13h19
Arquivo Unit
Arquivo Unit
Imagem: Freepik
Arquivo Unit
Arquivo Unit
Compartilhe:

O Natal comemorado no dia 25 de dezembro, celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura mais importante do Cristianismo. Por esse motivo, para os cristãos, trata-se de uma das principais datas comemorativas, ao lado da Páscoa, em que se celebra a ressurreição de Jesus. Sendo uma festa cristã, é vista universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Do latim ‘natális’, derivada do verbo ‘nascor, nascéris, natus sum, nasci’, significa nascer, ser posto no mundo. Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Em inglês, a palavra ‘Christmas’ (Natal) provém das palavras latinas ‘Cristes maesse’, em inglês ‘Christ’s Mass” significa missa de Cristo. De ‘natális’ deriva também ‘natureza’, o somatório das forças ativas em todo o universo.

A coordenadora da Capela da Unit, professora Rosângela Maia, explica que o Natal é feriado religioso em muitos locais do mundo. Durante esse período é realizado o chamado ciclo do Natal que é celebrado durante doze dias, que compreendem o dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro.

“O Ciclo do Natal é formado por três momentos: o primeiro momento consiste num tempo de preparação ao qual chamamos Advento, que é vivido pela Igreja nas 4 semanas que antecedem o Natal; o segundo momento consiste  na celebração propriamente dita da Solenidade do Natal do Senhor, que se inicia no pôr do sol do dia 24 de dezembro e dura todo o dia 25 de dezembro”, explica.

Seguindo a tradição, o terceiro momento consiste no prolongamento dessa grande solenidade. “Seja na oitava do Natal, que são os oito dias seguintes à Solenidade do Natal, que a Igreja vive como se fosse um único e mesmo grande dia de Festa, seja nos dias que se seguem à oitava do Natal, onde a Igreja celebrará a Solenidade da Epifania do Senhor e a Festa do Batismo do Senhor, com a qual se encerra o ciclo do Natal. Dentro da oitava do Natal, que dura desde o dia 25 de dezembro até o dia 01 de janeiro, a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família. No dia 01 de janeiro, a oitava do Natal se encerra com a celebração da Solenidade de Santa Maria mãe de Deus”, destaca.

Tempo do Advento

A palavra advento vem do latim: adventus, e significa: o que há de vir ou oque está para vir. De medo que o Tempo do Advento, que está inserido no ciclo litúrgico do Natal, é um tempo de recolhimento e reflexão onde toda a Igreja é chamada a uma preparação para seu encontro com Aquele que virá, Jesus Cristo. 

“Uma coisa muito importante que não podemos esquecer é que o Natal é o momento da gente partilhar com as pessoas amor, alegria e o perdão. Somente com o coração leve que realmente conseguimos começar um novo ano. Nesse período de preparação para o Natal, podemos enxergar o nascimento do amor, da alegria, da esperança e de uma vida nova”, diz.

Origem do Natal

O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação. O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis” que, por sua vez, é derivada do verbo nascer (nāscor).

Outros povos da antiguidade também celebravam a data, seja pela chegada do inverno ou pela passagem do tempo. Como por exemplo os mesopotâmicos, que celebravam o “Zagmuk”, uma festa pagã em que um homem era escolhido para ser sacrificado. Isso porque eles acreditavam que no final do ano alguns monstros despertavam.

A partir do século IV, e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como Natale Domini (Natal do Senhor). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia. A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius I (337-352) e, mais tarde, foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano, em 529.

Símbolos do Natal

No Natal surgem diversos sinais representativos dessa comemoração festiva, cada qual com um significado distinto e com origem pagã ou religiosa, de forma conjunta ou isolada, aparecem os elementos que nele figuram: a sagrada família, composta por Jesus, José e Maria, os três reis magos, o anjo e a estrela.

Presépio

Durante o século XIII, na Itália, São Francisco quis recriar a cena do nascimento de Jesus para explicar para o povo como teria acontecido. Posteriormente a montagem do presépio tornou-se uma tradição forte e passou a ser montado nas casas, igrejas e em diversos locais durante o ciclo do Natal.

O presépio simboliza a união do divino com o terreno. Os anjos usados na decoração do Natal remetem a São Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela seria mãe de Jesus.

A figura dos três reis magos aparecem como representação da adoração a Jesus e para entregar-lhe presentes. Dando origem ao costume religioso de dar presentes no Natal, o que faz aumentar o furor do comércio nessa altura do ano.

E as estrelas nos topos das árvores de Natal são o sinal seguido pelos reis magos para encontrar o lugar onde Jesus tinha nascido.

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais emblemáticos da festa. A tradição de montá-la, numa proposta religiosa, é mais recente. Foi Martinho Lutero, a principal figura da Reforma Protestante, quem montou a primeira árvore em casa. 

O pinheiro representa resistência, já que é uma árvore que resiste aos invernos rigorosos. Portanto, é símbolo de esperança e paz, assim como Jesus para os cristãos. A árvore é desmontada no Dia de Reis, em 6 de janeiro.

Papai Noel

A figura do Papai Noel é inspirada em um bispo turco chamado São Nicolau. Ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. É por isso que ele representa a generosidade que acaba invadindo os corações na época natalina.

Com o tempo, e através de campanhas publicitárias, São Nicolau se tornou popular e deu lugar ao aspecto que hoje conhecemos do Papai Noel, que em vez de moedas, deixa presentes às crianças que se portam bem ao longo do ano.

Ceia de Natal

A sua origem vem da Europa, onde as pessoas costumavam deixar a porta das suas casas abertas para receber viajantes. Essa tradição simboliza a união e a confraternização das famílias. 

O Natal é a festa cristã mais celebrada pelas pessoas. As igrejas costumam ficar repletas para a missa natalina e para celebrar o nascimento de Jesus. 

Capela da Unit

A Capela da Unit, realiza durante todo o ano uma vasta programação cultural. A Noite Cultural, a Trezena de Santo Antônio, além de outras festividades em consonância com o calendário litúrgico, representam momentos importantes para os fiéis assíduos às suas atividades. No templo, alunos, professores, funcionários da Universidade Tiradentes, e a comunidade do Augusto Franco se reúnem para orações, confraternizações e acompanham de perto o calendário religioso e cultural.

As missas são celebradas todas as segundas-feiras, às 11h, e quartas e quintas-feiras, às 17h. As reuniões com o Grupo de Oração Reaviva acontecem às quintas-feiras, após o ato religioso, com transmissão pelo @capeladaunit.

 

Com informações da Canção Nova

 

Leia mais: O “espírito de Natal” e suas contradições

Compartilhe: