ESTUDE NA UNIT
MENU

Retrospectiva EAD 2022: novas conquistas, oportunidades e alta adesão

O EAD da Unit em 2022 foi marcado pelas constantes inovações no aprendizado, desde a abertura de novos polos parceiros à melhoria da experiência do aluno

às 20h40
Compartilhe:

Não é novidade que a Educação a Distância (EAD) se tornou a modalidade favorita entre os estudantes desde a pandemia até os dias atuais, isso porque durante o período pandêmico, o ensino remoto era o único meio possível de dar continuidade às aulas quando as instituições fecharam as portas. Isso fez com que as pessoas passassem a enxergar o EAD como ótima alternativa e, assim, permanecerem no formato.

Por volta dos anos 2000, a Universidade Tiradentes (Unit) foi uma das primeiras instituições nacionais a ter dois projetos autorizados para serem oferecidos na modalidade a distância: um de pós-graduação e outro de graduação, ambos em Sergipe. O investimento deu tão certo, que hoje os polos da Unit EAD já abrangem seis estados do Nordeste e um em São Paulo. 

Com o passar dos anos, o formato de ensino passou a ser cada vez mais procurado e mais alunos passaram a estudar pelo EAD. A vasta opção de cursos, as mensalidades mais baratas, a flexibilidade de horários, a qualidade de ensino e investimento tecnológico foram alguns dos fatores que tornaram a modalidade tão querida.

Reconhecimento na educação

Em 2022, muitos polos EAD da Unit foram reconhecidos pela excelência no ensino de qualidade, estrutura qualificada para receber os alunos e pelo atendimento diferenciado. Dentre estes polos, os de grande destaque foram: 

Novos polos parceiros

Entendendo a necessidade de fazer com que mais pessoas tenham direito ao diploma de ensino superior, a Unit também investiu incansavelmente nos polos parceiros, que são um modelo de negócio que ampliam as oportunidades de acesso a uma educação de qualidade em diversas regiões. Algumas das cidades agraciadas com a abertura desses novos polos são:

  • Barra dos Coqueiros (SE)
  • Feira de Santana (BA)
  • Guararapes (PE)
  • Boituva (SP)
  • São Lourenço da Mata (PE)
  • Olindina (BA)
  • Teresina (PI) 

Ainda que a modalidade EAD não exija presencialidade, instalar um polo oportuniza aproximação da sociedade às atividades acadêmicas. Atualmente a Unit possui polos parceiros em 24 municípios. “O novo modelo de negócios de parcerias, que utiliza a expertise comercial dos parceiros, vem se consolidando como uma sólida estratégia de crescimento do ensino a distância. O papel dos polos parceiros é consolidar a presença da Unit na região, por meio do seu expertise comercial e de atendimento, aliando o empreendedorismo dos parceiros ao modelo acadêmico da Unit”, explicou o pró-reitor de marketing, vendas e relacionamento, Luis Carlos Beltrami.

Entre os inúmeros fatores que contribuíram com a ampliação dos polos, um deles foi a excelência dos professores tutores, que deu mais visibilidade para a modalidade de ensino, atraindo ainda mais alunos, segundo o gerente comercial e expansão EAD da Unit, Henrique Leal. “A dinâmica da expansão está muito acelerada e o papel do nosso tutor nesse processo é muito importante, pois é ele quem entrega a qualidade do serviço para os nossos alunos. É através dele que eles percebem a qualidade que os nossos cursos e materiais têm, fazendo com que mais pessoas queiram estudar por meio da modalidade”, pontua.  

Nota máxima no MEC

Quando se trata de educação a distância, a maior preocupação é se a qualidade de ensino se mantém a mesma do presencial. A resposta é o resultado do processo avaliativo do Ministério da Educação (MEC), que avaliou juntamente com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022, os cursos de Logística e Gestão Financeira na modalidade EAD com nota máxima (nota 5).

De acordo com o professor de Gestão Financeira da Unit EAD,  Diego Silva Souza, o resultado dessa nota deve-se ao trabalho em equipe. “Na minha visão, enquanto docente do curso de Gestão Financeira EAD, essa nota é um reconhecimento do empenho da equipe (coordenação e corpo docente). Isso reflete que a organização curricular proposta para o curso está dentro dos parâmetros avaliados pelo MEC, e que a equipe está engajada com a melhoria contínua do curso”, pontua.

O professor do curso EAD de Logística, Douglas de Moura, também acredita que o resultado geral obtido pelo curso de Logística mostra a excelência em todos os requisitos exigidos pelo MEC.  “No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os alunos demonstraram conhecimentos e habilidades no mais alto nível para atuar profissionalmente. Contribuíram para esse resultado: corpo docente composto por mestres e doutores com experiência de mercado; recursos didáticos pedagógicos; infraestrutura física e instalações, todos no mais alto nível. Como profissional da área de Logística há quase 40 anos, me sinto muito orgulhoso em fazer parte desse time de vencedores”, ressaltou o professor.

Ampliando oportunidades

É importante ressaltar que graças ao EAD, muitos conseguiram realizar o sonho de conquistar o diploma de ensino superior, mas muito além disso, esses mesmos alunos conseguiram chegar ainda mais longe devido a essa oportunidade. Como é o caso do aluno de Ciências Contábeis do polo EAD em Arapiraca (AL), Rodrigo Duda, que foi aprovado no Exame de Suficiência, também conhecido como Prova de CRC, voltada especificamente para avaliação dos Bacharéis em Ciências Contábeis, antes mesmo de concluir a graduação.

Além dessa conquista, Rodrigo também foi efetivado no escritório de contabilidade, o qual ele já estagiava. O estudante é um dos milhões de alunos que optaram pelo EAD por conta dos seus inúmeros benefícios, mas é evidente que para ter sucesso é preciso se dedicar ao máximo. “Pretendo melhorar cada dia mais como profissional, ser cada vez mais importante na empresa e me capacitar com conhecimentos, dessa forma pretendo fazer uma pós-graduação na Unit”, destacou Rodrigo.

Além de Rodrigo, quem também teve a oportunidade de realizar o seu sonho foi a estudante do curso de Serviço Social do polo EAD em Propriá (SE), Izabel Cristina Santos. A futura assistente social possui deficiência visual e contou com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para assistir suas aulas, realizar atividades e interagir com os professores tutores dispondo de todos os recursos de acessibilidade que a plataforma oferece.

Se tratando de acessibilidade, a Unit em parceria com a D2L não mediram esforços para que cada vez mais alunos com deficiência fossem incluídos na educação superior e conquistassem o diploma com o auxílio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), isso porque todo estudante com deficiência deve ser capaz de acessá-lo, visualizar os conteúdos e compreendê-los com a mesma eficácia de um colega sem limitações. 

“A inclusão é parte da cultura da D2L. A acessibilidade é um componente integral do ciclo de desenvolvimento, o que permite um alinhamento aos padrões globais de acessibilidade que garantem a usabilidade por pessoas com deficiência e sua interoperabilidade com tecnologias assistivas”, explica a gerente acadêmica EAD da Unit, Karen Sasaki.

Izabel e Rodrigo não foram os únicos beneficiados pelo EAD, os estudantes de Biomedicina, Janayna Oliveira, Ramille Tavares, Myrelly Cristina Cruz, Diego da Silva e Audenio Campos foram recebidos pelo polo de braços abertos. Os futuros biomédicos são indígenas da aldeia Kariri Xocó, que fica a sete quilômetros de distância do polo EAD de Propriá. 

Durante a graduação, eles recebem todo o suporte que precisam, e, futuramente poderão contribuir com a aldeia em que vivem, colocando em prática todos os ensinamentos aprendidos durante a graduação. 

“É de fundamental importância o EAD ter alcançado a Aldeia Kariri Xocó, pois fez com que eles conseguissem ter acesso ao nível superior. Para nós, é uma modalidade que nos orgulha bastante por perceber que tem proporcionado momentos como esse para a população indígena, a qual ao longo dos anos tem lutado por direitos, inclusive na área educacional. Saber que o EAD da Unit tem oferecido essa oportunidade é motivo de muito orgulho”, elenca o gestor do polo, Bruno Teles.

Leia também: Cadernos de Graduação 2022.2 são publicados

Compartilhe: