ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiências extensionistas engajam estudantes em 2022

Mais de 150 equipes participam de intervenções extensionistas em instituições de Aracaju, Itabaiana, Estância e Propriá.

às 13h58
Fotos: acervo Unit
Fotos: acervo Unit
Fotos: acervo Unit
Fotos: acervo Unit
Fotos: acervo Unit
Fotos: acervo Unit
Compartilhe:

As intervenções de extensão de 2022 foram realizadas com sucesso. Mais de 150 equipes formadas com alunos com aproximadamente 3.432 alunos de diversos cursos da Universidade Tiradentes (Unit) participam de intervenções extensionistas em diversos pontos de Aracaju, Estância, Itabaiana e Propriá, na segunda unidade As atividades fazem parte do componente curricular Experiências Extensionistas I e II. 

Alunos dos cursos de Arquitetura, Direito, Engenharia Civil e Mecatrônica, Enfermagem e Nutrição participaram das atividades interdisciplinares orientar a população sergipana sobre autocuidado, higiene pessoal, educação sexual, a produção de brinquedos utilizando materiais reciclados, medo e ansiedade entre jovens e bem-estar.

No primeiro semestre, as equipes se dividiram em 14 locais de intervenções, entre eles: Asilo Santo Antônio, Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima, Colégio Tiradentes e Unidade Básica de Saúde Dr Roberto Paixão. Os projetos selecionados estão integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para a transformação social. 

A equipe ‘De Bem Com a Vida’ abordou de forma lúdica o tema sobre educação sexual e o autoconhecimento do corpo com crianças do Colégio Tiradentes, no Bairro Industrial. Já a equipe ‘Agulhas e Dentes’ falou sobre a importância da reciclagem por meio de uma oficina de confecção de brinquedos.

Entre as intervenções realizadas no segundo semestres, os alunos de direito promoveram atividades voltadas para o uso da tecnologia na educação, hora saudável (alimentação e exercício físico) e patrulha dos animais com os estudantes do Colégio Estadual Jacintho de Figueiredo, no bairro Farolândia. Os temas trabalhados foram escolhidos de acordo com a necessidade local, visando os cuidados à população assistida.

Curricularização da extensão

As disciplinas Experiências Extensionistas I e II fazem parte da curricularização da extensão nas instituições de ensino do Grupo Tiradentes, do qual a Unit faz parte. Desde o início do segundo semestre de 2021, a Unit atua na integração de projetos e atividades de extensão universitária ao componente curricular das graduações, contando com parcerias que permitem o desenvolvimento dos projetos com a participação de estudantes e professores. 

Em cada curso, as atividades extensionistas equivalem a 10% da carga horária, alocadas em períodos diferentes, para que, ao passo em que o aluno mature seu conhecimento prático e teórico sobre a profissão, possa também aprimorar as ações realizadas externamente, junto à sociedade.

 

Leia mais: Número de alunos matriculados em atividades de extensão cresce 146%

Compartilhe: