ESTUDE NA UNIT
MENU

“O mundo da pesquisa direcionou os meus sonhos”, diz doutora recém-formada

A egressa do doutorado em Engenharia de Processos, Kátilla Monique Costa Santos, cursou o último ano do curso na Califórnia, Estados Unidos.

às 13h27
Compartilhe:

Desde que entrou na universidade, a egressa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Universidade Tiradentes (Unit), Kátilla Monique Costa Santos, sentiu o desejo de estudar fora. Em 2021, surgiu a oportunidade de passar um ano na University of California – Berkeley, Estados Unidos, desenvolvendo pesquisas no último ano do seu doutorado.

“O mundo da pesquisa trouxe-me conhecimento e direcionou os meus sonhos. Essa foi a primeira experiência internacional para desenvolver um estudo em uma universidade no exterior por um longo período. Escolhi a University of California – Berkeley, por vários motivos. Lá concentra alguns dos maiores centros de pesquisa do mundo. Um desses está localizado no departamento de química. É uma universidade extremamente renomada e, ao longo da sua história, acumula vários prêmios Nobel”, diz.

A possibilidade de vínculo com a universidade norte-americana culminou com a visita do professor da Unit, doutor Cesar Costapinto Santana ao departamento de química da UC e do conhecimento com o professor Jeffrey Long, vencedor de prêmios na área. “Ele estuda sobre o desenvolvimento, síntese e aplicação de materiais MOFs (Metal Organic Framework), o material que trabalho desde o meu mestrado (2016)”, conta a recém-formada doutora.

“As atividades que desempenhava na UC-Berkeley eram de síntese, caracterização e aplicação de materiais adsorventes como os monolitos de sílica/MOF para adsorção de gases puros e úmidos. Além disso, participei de um projeto com foco no desenvolvimento de MOFs anexadas a aminas para adsorção de CO2 ­do ambiente”, acrescenta.

A experiência

Para Kátilla, o último ano do seu doutorado na UC-Berkeley foi a maior e mais desafiadora experiência de sua vida. “Pude desenvolver e aprimorar minhas habilidades profissionais, acadêmicas e pessoais. Foi um período de grande aprendizado, superação e ressignificação. Tenho plena convicção que a minha experiência no exterior trouxe e trará grandes contribuições para minha vida acadêmica. Acredito que toda experiência é única e transformadora em nossas vidas. Foi uma imersão acadêmica muito rica que promoveu, além do desenvolvimento científico, o conhecimento e aprimoramento da língua inglesa”, afirma Kátilla.

“Tenho grande carinho e gratidão por tudo que a Universidade Tiradentes me ensinou e proporcionou durante os meus 11 anos de instituição. Anos esses que marcaram a minha trajetória que vão desde a minha graduação em engenharia de petróleo até o meu doutorado”, conclui.

 

Leia também: Doutoranda em Engenharia de Processos participará de projeto na Califórnia

Compartilhe: