ESTUDE NA UNIT
MENU

Comprar ou alugar: qual é a melhor opção?

Conheça quais as vantagens desse tipo de serviço para quem busca economia de despesas e segurança 

às 11h50
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Ter carro e casa própria é o sonho de muitas pessoas, mas é caro. Por isso para a maioria o mais importante no momento não é possuir bens, mas sim ter acesso a produtos e serviços. Uma alternativa para quem busca conforto e segurança é os serviços de locação, que garante os benefícios de possuir um imovel, mas economizando.

O primeiro passo para decidir entre comprar uma casa ou continuar alugando é dar uma olhada na sua situação financeira. Comprar uma casa é um grande compromisso financeiro. Você não deve apenas sentir-se financeiramente preparado, mas também seu credor precisa concordar (se você não possuir todo o valor da casa, é claro). Isso significa atender critérios significativos.

Ao realizar a compra de imóveis ou automóveis é necessário ter um fiador ou fazer um financiamento para quitar. A maioria dos credores exigem um pagamento inicial de torno de 20% para assegurar que o negócio esteja assegurado.

Outro ponto importante é decidir se é mais importante colocar menos dinheiro agora e entrar em uma casa mais rápido, ou gastar tempo economizando um adiantamento, o que permitirá economizar dinheiro no longo prazo. 

Alugar pode parecer “jogar dinheiro fora”, mas se você valoriza a flexibilidade, a vida com pouca manutenção e a capacidade de gastar seu dinheiro em outras coisas, como investir ou viajar, pode ser a melhor escolha para você. Mais uma vez, depende de você calcular os números e considerar seu estilo de vida ideal.

Como funciona o carro por assinatura?

O carro por assinatura é basicamente um aluguel de veículos por um longo período de tempo, os contratos costumam ser de um ou dois anos. Geralmente, essa assinatura de carros é feita por locadoras, e grande parte das despesas já são incluídas na mensalidade. Vale lembrar, no entanto, que o carro não é seu e nem será, visto que estamos falando de um aluguel.

Várias empresas no país já trabalham com esse tipo de contrato. Locadoras como Moove, Movida, Flua!, UseCar e Unidas já estão nesse mercado. Além disso, as seguradoras também oferecem esse serviço, como é o caso da Porto Seguro, que oferece o programa de aluguel Carro Fácil.

Quais são as vantagens do carro por assinatura?

Existem muitas vantagens em adquirir um carro por assinatura. A principal é evitar burocracias já que a locadora fica responsável por toda a parte burocrática do serviço, como o IPVA, documentação, assistência 24h, seguro auto e manutenção. A empresa fica por conta, inclusive, de levar e buscar o carro para as revisões em alguns planos.

Outro ponto é não precisar se preocupar com a revenda do veículo. Com esse tipo de contrato, o cliente não tem que se preocupar em vender o seu veículo, e fazer toda aquela conta de desvalorização dele a cada ano que passa. Além disso, o carro por assinatura pode substituir o Financiamento Balão. 

Em muitos casos, o carro por assinatura pode ser mais vantajoso financeiramente. Ter um carro pode ser uma mão na roda e facilitar muito a sua vida. Mas não deixe que os custos envolvidos com o veículo se tornem um problema. Por isso, pesquise bastante e coloque na ponta do lápis todos os gastos.

O que compensa mais: alugar ou comprar?

Não há uma resposta concreta para essa questão. Essa é uma decisão que depende de muitas variáveis, que possuem pesos diferentes em cada caso, o que leva à necessidade de se avaliar individualmente cada situação.

É difícil definir regras que possam ser generalizadas para todos os casos, o que se pode fazer é estabelecer parâmetros para serem aplicados em situações individuais.  Comprar ou alugar são duas situações com desfechos e consequências bastante diferentes e que são vistas por diversas pessoas de forma muito divergente. 

Em muitas situações e contextos de vida, alugar pode ser a melhor opção. Já para outras pessoas que possuem o sonho do carro e casa própria comprar é a realização de um sonho. E isso não existe preço. No entanto, é importante se informar o máximo possível antes de tomar a decisão. 

 

Com informações da revista Exame e Educando seu Bolso

Leia mais: IPVA e IPTU: vale a pena parcelar?

Compartilhe: