ESTUDE NA UNIT
MENU

IPVA e IPTU: vale a pena parcelar?

Veja dicas de organização financeira para não passar sufoco com as despesas do IPVA e IPTU

às 13h45
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O planejamento financeiro pode proporcionar às pessoas ótimos descontos quando o assunto é Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por mais que os descontos possam mudar de uma cidade para outra, vale fazer a conta para ver o que é mais vantajoso.

De acordo com a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), o grande erro está em não programar o pagamento dos impostos com antecedência. Como a maioria das pessoas não traça um planejamento anual, acabam começando um ano novo com dificuldades financeiras, já que no período há também outros gastos, como matrículas em escolas, material escolar e outras despesas.

Uma dúvida muito comum em relação ao IPTU e ao IPVA é sobre a condição de pagamento: é melhor à vista ou parcelado? Antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira você se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor?

Caso a situação financeira esteja mais confortável, tendo uma reserva financeira, é possível realizar o pagamento à vista. Cada estado pratica o próprio desconto, mas, em média, o contribuinte obterá 3% de desconto no IPVA e 4% no IPTU. E ainda existem casos que podem chegar a 10%.

É importante lembrar dos compromissos futuros, pois muitas pessoas se deixam levar pelo desconto e acabam esquecendo que haverá outras contas a serem pagas naquele mesmo mês ou nos próximos. Portanto fique atento: não adianta pagar à vista e conseguir desconto em uma despesa e não ter dinheiro suficiente para quitar as outras.

Um importante aspecto da educação financeira é ter uma reserva financeira. Com planejamento, é possível terminar e começar o ano com segurança de uma vida financeira saudável e evitar problemas com imprevistos.

IPTU em Aracaju

Em 2022, os contribuintes puderam pagar o IPTU em até 10 vezes. No entanto, o número de parcelas disponíveis varia conforme o valor do imposto. Para quem optou por parcelar o valor, os vencimentos das prestações do IPTU Aracaju ficaram sempre para o quinto dia útil de cada mês. Porém, o número de parcelas tem um limite que acompanha o valor do imposto. No caso de imóveis com IPTU no valor de R$ 500, por exemplo, foi possível parcelar o imposto em até 4 vezes.

Já os contribuintes que optaram por pagar o IPTU à vista até o vencimento da parcela única e não têm débitos anteriores com a Prefeitura podem conseguir um desconto de 10%.

Em relação ao pagamento do imposto, primeiro é preciso esperar que os boletos fiquem disponíveis para emissão. Quando isso acontecer, basta acessar o site da Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ) para consultar o IPTU Aracaju 2023 e gerar os boletos para pagamento.

Para efetuar o pagamento dos boletos os contribuintes têm as seguintes opções:

  • Caixa Econômica;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Banco do Estado de Sergipe (Banese);
  • Sincredi;
  • Casas Lotéricas.

 

Com informações do IstoÉ  e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)

Leia mais: Direito de arrependimento: tratamento diferenciado garantido na compra online

Compartilhe: