ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça os projetos de alfabetização realizados por egressa da Unit

Welma de Azevêdo se formou em Pedagogia pelo EAD e possui projetos inovadores que fazem com que os alunos aprendam sem se prender a uma didática convencional

às 19h04
Compartilhe:

Com o sonho de se tornar professora desde a infância, Welma de Azevedo encontrou na Educação a Distância (EAD) a possibilidade de finalmente realizá-lo. Formada em Pedagogia aos 35 anos pela Universidade Tiradentes (Unit) no polo EAD de Umbaúba (SE), a egressa que hoje é professora do 1º ano do ensino fundamental, relata o quanto foi gratificante ter se dedicado durante a graduação. 

“Eu enxergo a profissão de pedagoga como uma missão, porque não há nada mais lindo e prazeroso do que ver o aluno engatinhar na aprendizagem. Eles chegam até nós sensíveis e frágeis, então nós vamos moldando, orientando, ensinando e mostrando o quanto eles são capazes e fortes. A felicidade de vê-los evoluindo me faz perceber o quanto valeu a pena cada noite que passei noites em claro estudando para colher os frutos da educação”, relatou.

Além de ser professora alfabetizadora da rede municipal de Umbaúba, Welma também é cursista do programa “Alfabetizar Pra Valer” com práticas exitosas na alfabetização. Ela conta que para atingir os seus objetivos precisou de muita organização e esforço, e, claro, do incentivo que a universidade ofereceu. “A minha formação na Unit abriu várias portas de oportunidades e uma excelência na minha prática pedagógica”, enfatiza.

O fato das aulas serem semipresenciais, onde ela só precisava se deslocar entre quatro a seis vezes por mês ao polo de apoio presencial, facilitou a sua conclusão do ensino superior, isso porque dava para conciliar sua rotina de estudos com o seu trabalho, que geralmente tomava grande parte do seu tempo durante o dia.

Projetos 

Ao lecionar suas aulas, Welma tem a preocupação de fazer com que seus alunos não só aprendam como também absorvam os conteúdos de maneira prática, fácil e inovadora, sempre levando projetos que são pensados e elaborados de acordo com as necessidades das crianças.

“Na escola em que eu leciono existe o projeto de leitura “Ler e Imaginar” que leva as crianças ao mundo literário de uma forma lúdica e prazerosa. Esse projeto serviu de tripé para eu mudar a minha rotina diária com os meus pequenos e comecei a levar para a sala de aula histórias atraentes e confeccionar jogos lúdicos que ajudam na leitura escrita e jogos matemáticos, visando uma melhoria na qualidade de aprendizagem”, destacou Welma.

A professora acredita que é necessário motivar as crianças a buscarem o conhecimento e a evolução, principalmente na leitura. Dessa forma, seus projetos são sempre voltados para incentivá-los a ler.

“Estou planejando um novo projeto que irá trazer de volta o gosto pelos contos e desenhos animados infantis antigos. Eu percebi que em sala de aula que muitos deles não conhecem vários tipos de desenhos animados e antigos, seja pela falta de interesse dos pais em mostrar esse universo ou porque eles mesmos não sabem onde achar, e, por isso quero que eles conheçam e despertem a vontade da leitura por meio desses projetos”, conta.

A profissão de professor merece reconhecimento e valorização por ser primordial na formação do ser humano. “A educação é transformadora e vai além dos muros das universidades e das escolas. Só ela é capaz de mudar as nossas atitudes e abraçar as desigualdades sociais levando cada um a pensar, dialogar e construir uma sociedade justa para que o agora faça uma grande diferença no futuro de nossas gerações”, infere.

A gestora do polo EAD de Umbaúba, Flávia Bispo, conta que é uma sensação de dever cumprido quando o polo é responsável por preparar profissionais capacitados para o mercado de trabalho e sendo protagonistas da profissão executando todo o aprendizado da universidade no ambiente de trabalho.

“Welma é de encher o coração de alegria e está exercendo com excelência e amor a profissão escolhida, no caso a Pedagoga. Ela utiliza métodos educacionais atualizados para seu projeto de alfabetização com seus alunos e é um grande exemplo de professora efetivada no município de Umbaúba que entrega o melhor para a educação. Um exemplo a ser seguido com suas práticas exitosas em sala de aula”, destaca.

Leia também: Gestão Comercial: conheça tudo sobre o curso, área e profissão

Compartilhe: