ESTUDE NA UNIT
MENU

Lattes: conheça a plataforma utilizada pelas instituições de pesquisa

O nome da plataforma foi dado em homenagem a um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes.

às 12h12
Compartilhe:

O Currículo Lattes é um documento online detalhando experiências, com foco em produção acadêmica, que deve seguir os padrões da Plataforma Lattes, sistema de currículos virtual gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nomeado em homenagem ao cientista brasileiro César Lattes, a iniciativa integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisas e instituições em um único sistema de informações, focado em ciência e tecnologia.

A plataforma se tornou padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

Quem pretende ingressar em um curso de mestrado e conseguir uma bolsa de pesquisa precisará de um currículo Lattes. Acontece, como já mencionado, que ele é requisito para ingresso em cursos de pós-graduação em instituições públicas e privadas e para a concessão de bolsas de pesquisas. Dessa forma, quem possui um currículo Lattes de qualidade, ou seja, bem escrito, sem erros e bem detalhado, acaba se destacando nas oportunidades acadêmicas e profissionais.

No Lattes é possível inserir: a formação acadêmica (ensino médio e superior, cursos livres, especializações, pós-graduação em geral), foto que identifique o pesquisador, dados de contato, apresentação, experiência profissional, participações em eventos, contribuições em geral, autoria e coautoria em artigos, livros e capítulos produzidos, participações em bancas avaliativas, produções científicas, patentes registradas, orientações acadêmicas, projetos de pesquisa e de extensão, grupos de pesquisa, produções artísticas e culturais, idiomas, citações, prêmios, títulos e revisões científicas.

César Lattes

O nome da plataforma foi dado em homenagem a um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes. Mais conhecido como César Lattes, ele tornou-se um ícone na produção científica mundial e um símbolo para o Brasil, que serviu de inspiração e estímulo para as gerações seguintes. 

A descoberta do “méson pi”(partícula efêmera, com massa entre a do elétron e a do próton) foi essencial para os estudos sobre radiação. Em parceria com outros pesquisadores, obteve importantes avanços, como a reprodução artificial dos píons. Apesar de ser crítico de Einstein, suas pesquisas foram fundamentais para o desenvolvimento da ‘Teoria da Relatividade’, pois foram precursoras para a concepção dos ‘quarks’. Dessa forma, apresentam fundamentos das teorias sobre a criação e a expansão do universo.

As contribuições de Lattes não se restringem ao meio acadêmico. No período de 1945 e 1956, houve uma forte interseção entre ciência e política. Os pesquisadores tinham a noção de que a ciência, para progredir, tem que partir de preceitos políticos capazes de arregimentar apoio logístico e financeiro em questões estratégicas para o desenvolvimento nacional. Por isso, o cientista criou o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) como o primeiro centro independente para pesquisa em física, agora ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. 

As suas participações perante organizações de fomento à pesquisa também foram decisivas como integrante da comissão responsável pela instituição do CNPq. Teve grande atuação em universidades como USP, na cátedra do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, em que implantou o laboratório de emulsões nucleares, e UNICAMP, na direção do Departamento de Cronologia, Raios Cósmicos e Altas Energias do Instituto de Física, onde montou o laboratório de Síncrotron.

Também esteve presente na Comissão de Raios Cósmicos da União Internacional de Física Pura e Aplicada, em que demonstrou a necessidade de integração em parcerias e cooperação entre nações em prol do desenvolvimento científico. Recebeu várias homenagens nacionais e internacionais em reconhecimento ao legado de suas contribuições.

 

Fonte: Guia do Estudante, Doity, Guia da Carreira e Plataforma Lattes/CNPq

 

Leia também: Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente está com edital aberto

Compartilhe: