ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa International Exchange Session estimula a criatividade dos estudantes

O evento estimula estudantes a criarem soluções para problemas dos sistemas de saúde e cuidados primários do Brasil, EUA e Alemanha

às 13h43
Compartilhe:

Para estimular a criatividade e inovação dos estudantes, a Universidade Tiradentes (Unit) em parceria com a Cambridge Health Alliance, de Boston (EUA) e a University  of Tubingen, da Alemanha, realizaram o evento online: “Case Vignette for International Exchange Session”. Os alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina apresentaram resoluções para problemas do sistema de saúde e cuidados primários entre os três países envolvidos.

Durante o evento, alunos e docentes participantes analisaram um caso médico para apresentarem possíveis resoluções e abordarem as diferentes perspectivas.

“Sem dúvidas, essa foi mais uma oportunidade de fortalecer as iniciativas de internacionalização com Boston e incentivar que nossos docentes e discentes fossem os protagonistas das atividades ações que a Gerência de Relações Internacionais têm promovido. A expectativa é de que ocorram mais edições no decorrer do ano”, ressalta a gerente de Relações Internacionais da Unit, Selen Ive Carneiro.

O coordenador do Programa de Integração do Ensino à Saúde da Família (PIESF) do curso de Medicina, André Luiz Baião Campos, destacou a importância de incentivar o aprendizado com diferentes olhares.

“Foi muito interessante, analisar um caso clínico do ponto de vista das possibilidades da rede de saúde de cada país, identificar as fortalezas e fragilidades de cada sistema. Foi interessante visualizar como um sistema universal como é o Sistema Único de Saúde (SUS), traz ofertas que em outros países, mesmo mais ricos, não conseguem oferecer. É o caso das equipes multidisciplinares da Estratégia de Saúde da Família que compõem uma experiência exitosa do Brasil com mais de 20 anos de expansão, em toda extensão do país”, afirma.

Para a aluna do curso de Medicina. Luciana Gusmão, essa experiência foi bastante proveitosa. “Foi nos dado um caso clínico e três blocos de perguntas e os representantes de cada país (Brasil, EUA e Alemanha) deveriam fazer uma apresentação relatando a realidade de cada lugar e quais as soluções para resolver as deficiências de cada caso. Esse estudo foi muito interessante porque tivemos a oportunidade de trocar ideias e desenvolver soluções a partir das nossas experiencias”, pontua.

 

Leia mais: “Varíola dos macacos” teve seu nome mudado para “mpox”

Compartilhe: