ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa aponta que EAD terá maior crescimento em 2023

Desde 2020, o EAD assumiu o protagonismo no cenário educacional, mostrando que é possível ter uma educação a distância de qualidade. Em 2023 será ainda mais promissor

às 13h21
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

De 2011 a 2021, o número de estudantes em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), aumentou 474%, sendo 2020 o ano em que o número de matrículas teve um aumento ainda mais expressivo. Os dados fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

O Inep também afirma que o cenário para o EAD em 2023 é extremamente favorável e aponta para uma tendência que não para de se expandir. No início da década passada, a modalidade correspondia a 18,4% do total de estudantes matriculados no Ensino Superior. Já no último levantamento, esse número subiu para 62,8%.

Avanços

A professora tutora da Universidade Tiradentes, Deiseane Santos, acredita que esse crescimento é proveniente de alguns fatores. “Esse crescimento se deve ao avanço constante da tecnologia, a qual tem proporcionado maior facilidade de acesso a informações e conhecimento. Essa modalidade, além de ter como característica principal a flexibilidade de horários dados aos alunos, dispõem total suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, explica.

Uma das tendências que fazem o EAD se tornar cada vez mais popular é o fato de estar alinhada com dois dos pilares da educação do futuro: a personalização do ensino e a inclusão. Enquanto o conceito de ensino padronizado vai ficando para trás, educadores entenderam que cada aluno tem facilidades e dificuldades próprias e isso deve ser observado.

“A educação a distância é uma oportunidade de acesso à educação que antes era limitada ao espaço físico. Ela traz um universo de possibilidades e vem se destacando cada vez mais. Essa modalidade tem se tornado crucial para o crescimento tanto pessoal quanto profissional. Considero como o diferencial no contexto da educação”, elenca a professora tutora.

Do ponto de vista do EAD em 2023, essa modalidade permite que os alunos possam ser avaliados de maneira individualizada, além de terem mais acesso às ferramentas para se tornarem os protagonistas do seu processo de aprendizado. “É uma modalidade que possibilita o aluno acessar seu ambiente de estudos de qualquer lugar e hora, facilitando o acesso à educação. O ensino a distância vai além das paredes, ambiente físico que tem sido superado pelo avanço da tecnologia”, destaca.

EAD na Unit

Para garantir a qualidade do EAD em 2023 é indispensável o investimento em tecnologias que ofereçam suporte à instituição e assegurem a experiência do aluno. Como é o caso da Universidade Tiradentes, que é atuante em mais de 20 polos, levando conhecimento especializado a centenas de estudantes que encontram no ensino superior o início de uma carreira de sucesso.

Além disso, a Unit também reúne um corpo docente qualificado e com ampla experiência mercadológica para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, alinhado às necessidades do mercado e equipado com as melhores tecnologias para preparar o aluno para o seu futuro profissional.

Quer ser aluno da Unit EAD? Basta acessar o site e escolher o curso ideal que se encaixa ao seu perfil. Não perca tempo!

Leia também: Estão abertas as inscrições para o vestibular de bolsas EAD

Compartilhe: