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Memes e Educação na Cibercultura: livro digital aborda a nova linguagem 

O livro digital traz um debate sobre a linguagem dos memes e como esse novo conceito mudou a maneira de se comunicar

às 14h43
Colaboradores do livro digital
Colaboradores do livro digital
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O conceito de “meme” surgiu nas redes sociais e criou um novo tipo de linguagem. O termo vem do grego que significa imitação. O meme é bastante conhecido e utilizado no mundo virtual para viralizar conteúdos em  vídeo, imagem, frase, ideia, música que se espalham entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade.

Esse fenômeno é analisado no livro digital “Memes e Educação na Cibercultura”, organizado pela professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit (PPED), doutora multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Cristiane Porto, em parceria com o doutor em Educação e professor da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/SE), Kaio Eduardo Oliveira, e a professora titular livre docente da Faculdade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e editora chefe da Revista Ensino e Cibercultura, professora Edméa Santos.

O lançamento aconteceu de forma virtual, em dezembro de 2022, pelo canal da Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus). “Esse momento é mais que especial, estamos comemorando bastante, temos muito a agradecer”, comemora a doutora Cristiane Porto. Para ela, esse livro marca a história da literatura brasileira. “Por termos poucas obras sobre memes, ainda que seja um tema muito discutido em artigos e periódicos, com uma produção significativa, mas o livro ainda é aquele esfinge, ele não se mostra, mesmo online, ainda tem segredos, muitos que não conseguimos decifrar em uma leitura. Por isso que o livro é essa entidade que se mantém entre a gente, nos mais diversos formatos”, revela a professora doutora. 

O doutor em Educação pela Unit, Kaio Eduardo Oliveira, explica que o termo meme não se limita à internet. “É uma espécie de analogia ao termo gene que foi apropriado ao campo da internet com o surgimento das redes sociais e sites de relacionamentos. Foi a partir dessa percepção que tentamos agregar no trabalho, experiências com atores que tentam entender os memes não apenas pela ótica da brincadeira online, mas pela ótica das produções de aprendizagem por novas novas formas de ensinar a cibercultura”, aponta. 

De acordo com a editora chefe da Revista Ensino e Cibercultura, professora Edméa Santos, os memes são gênero textual da internet, que usam as linguagens são visuais, sonoras e textuais de forma híbrida. “No livro, nós estamos trabalhando as ressonâncias dos memes com intencionalidade científica e pedagógica de usar essa linguagem híbrida para comunicar a ciência. Os memes antes dos usos que fazemos com eles, antes de qualquer coisa, são fenômenos da cibercultura”, destaca.

“Esse tema faz com que a ciência se aproxime da população, e isso a gente viu no período da pandemia, como a divulgação científica se instaura como uma coisa importante naquele momento para sanar o negacionismo e como o meme sai do campo do riso e repercute como reconstrução do discurso. É uma nova forma de se ler. E trazer isso para sala de aula, fazendo contextos, redimensionando discursos e olhares, tem um significado muito forte – ainda mais nesse momento de mudança que a sociedade vivencia”, finaliza a doutora Cristiane Porto.

Fórum

Dando continuidade à programação do evento, após a fala dos pesquisadores, aconteceu uma roda de conversa sobre o espaço digital. A professora da Universidade do Porto, Sara Trindade, e o professor de História, Fábio Rodrigues Silva também trouxeram suas perspectivas sobre a elaboração do livro.

“O objetivo desse livro é que os alunos efetivamente desenvolvam alguma aprendizagem através dos artigos publicados.  A utilização dos memes na sala de aula pode ampliar a capacidade de aprendizagem dos alunos porque eles aprendem os conteúdos por meio de uma linguagem que estão bem familiazrizados”, destaca a professora Sara Trindade.

“No trabalho que desenvolvemos no livro propomos a utilização do memes na disciplina de história partindo da temática da Independência do Brasil. Usamos esse método porque tem muito material disponível, e as crianças podem aprender mais facilmente porque os memes usam uma linguagem mais fácil, mais acessível, mais dinâmica, enriquecedora e estruturada”, diz o professor Fábio. 

O livro digital está disponível na Amazon

 

Confira o debate neste link:

 

 

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