ESTUDE NA UNIT
MENU

EdUnit celebra 10 anos do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes

Na programação, acesso, disseminação, visibilidade e pesquisa das publicações científicas periódicas vinculadas ao GT e instituições de pesquisa e fomento.

às 20h07
Fórum de Editores
Compartilhe:

Em comemoração aos 10 anos do Portal de Periódico do Grupo Tiradentes, aconteceu neste dia 25, o Fórum de Editores de Periódicos da Editora Tiradentes (EdUnit). O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit), professor doutor Diego Menezes, abriu o evento virtual transmitido pelo canal da EdUnit no Youtube.

“A Editora talvez seja um dos elos mais fortes que temos no Grupo, democraticamente falando, que permite a inclusão e acessibilidade de todos os níveis formativos. A Editora compreende a produção científica gerada desde a graduação até o doutoramento, contribuindo assim para uma visibilidade institucional de suma importância. E a Editora é um espaço que congrega as unidades do GT. E hoje comemoramos os 10 anos do Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes e ano que vem comemoramos os 10 anos da EdUnit”, celebra o professor doutor Diego Menezes.

Para ele, a data comemorativa celebrada é fruto da dedicação em especial da editora científica, professora doutora Cristiane Porto. “É motivo de muita felicidade para todos nós. E só chegamos até aqui muito pelo seu amor e labor, muito trabalho, dedicação e compromisso com a qualidade e isso, obviamente, essa trajetória é liderada pela Cristiane Porto. Mas me permita também dar um agradecimento especial à sua belíssima equipe”, complementa o pró-reitor.

Além de editora científica, a doutora Cristiane Porto é professora do  Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED) da Unit, bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e trabalha com editoração científica há vinte anos. 

“A gente acredita muito no que faz. Mas o reconhecimento para gente é muito importante, representa mais compromisso e o desafio de fazer sempre melhor. O Portal nasceu quando fui convidada a vir para a Unit implantar um sistema de comunicação científica. […] Fizemos um projeto, passamos por todas as etapas, inclusive pelo Conselho de Administração, e a ideia foi muito bem abraçada pelo professor Uchôa e pelo professor Júnior que abraçou substancialmente. […] Foi um processo bonito de criação. […] Então, a gente viveu etapas. E quando professor doutor Diego assumiu a gestão superior da Editora Tiradentes, ganhamos um presente que foi a autonomia do sistema, ou seja, hospedar esse portal em uma outra iniciativa, em outro suporte, a gente parou de ter problemas e a coisa fluiu, o portal ficou muito mais bonito e foi uma conquista imensa. Então esses 10 anos foram de muita luta e também de muito apoio e sucesso”, comemora a professora doutora Cristiane Porto.

Fórum

Dando continuidade à programação do evento, após a fala do pró-reitor, aconteceu uma roda de conversa pela manhã, sobre “A interdisciplinaridade nos periódicos científicos”, com a participação do professor doutor Claudio Nunes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; da professora doutora Olívia Medeiros de Morais Neta, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; sob a mediação do professor doutor da Unit, Alexandre Chagas.

A professora doutora Olívia Neta deu início às discussões da manhã. “É com imensa alegria que inicio o diálogo sobre editoração científica, interdisciplinaridade e comemorando o Portal de Periódicos do Grupo Tiradentes. O tema proposto para essa mesa vai muito além de pensarmos a correlação entre disciplinas ou mesmo de pensarmos editoração científica por ser extremamente complexo, porque movimenta o nosso fazer enquanto editor e ao mesmo tempo, enquanto produtor do conhecimento e divulgadores de conhecimento”, pontua.

Veja como foi o primeiro momento neste link:

Já no turno da tarde, o bate-papo abordou o tema “Gestão editorial e boas práticas para periódicos científicos”, com o professor doutor Ronaldo Linhares como mediador, tendo a participação dos professores doutores da Unit: Cristiano Ferronato; Grasiele Vieira; Claudia Melo; Rubens Madi, além da anfitriã do evento, professora doutora Cristiane Porto.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED), professor doutor Cristiano Ferronato, iniciou a discussão falando sobre os desafios de produzir os periódicos. “O trabalho do editor é de passar a informação que seja interessante e atrativa para o público. Existem várias possibilidades de fazer um periódico interessante, cabe a nós encontrar a melhor maneira de produzi-lo”.  

Confira o segundo encontro no link abaixo:

 

Leia mais: AD Scientific Index 2023 cita pesquisadores da Unit em ranking

Compartilhe: