ESTUDE NA UNIT
MENU

Cabelos grisalhos é a nova tendência entre as mulheres 

A tendência do cabelo grisalho conquistou lugar na cabeça da mulherada, tornando os tons acinzentados fashion e sinônimo de empoderamento

às 20h47
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Compartilhe:

Por muito tempo os padrões de beleza que rodeavam as mulheres mais oprimiam que realmente as fizessem sentir bonitas. E com os cabelos grisalhos, não é diferente. Quando se trata de pressão estética, as mulheres estão sempre na mira. O rosto “precisa” estar maquiado, boa forma, unhas feitas, roupa da moda e o cabelo impecável. Isso é o básico que a sociedade patriarcal cobra das mulheres todos os dias. Por isso, foi necessário romper esse ciclo altamente tóxico.

Com as limitações de acesso a serviços durante a pandemia do coronavírus, as mulheres passaram mais tempo em casa, e por consequência aceitando os fios ao natural.  Hoje a tendência do cabelo grisalho conquistou lugar na cabeça da mulherada, tornando os tons acinzentados fashion e sinônimo de empoderamento.

Os cabelos grisalhos surgem devido a diminuição da produção de melanina, que é uma proteína produzida a partir da tirosina (aminoácido) por células especializadas denominadas de melanócitos. A principal função desse pigmento é proteger contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol. Geralmente, os primeiros fios brancos surgem a partir dos 30 anos. No entanto, essa condição pode mudar devido a vários fatores, como a genética, o estresse e a falta de vitaminas são algumas das causas do envelhecimento acelerado.

Então, algo que deveria ser visto como natural e comum, por ser parte do processo de envelhecimento, por muito tempo foi visto como desleixo por parte da mulher. Por essa pressão social, muitas mulheres deixam de investir no grisalho natural e acabam se submetendo a colorações para esconderem os fios brancos.

Entretanto, muitas mulheres estão rebatendo esse preconceito e assumindo os cabelos grisalhos, para transmitir a mensagem de que, a beleza também está no natural. 

A atriz Samara Felippo é uma das que assumiram os fios brancos e fez questão de deixar registrado no Instagram o seu processo de mudança para incentivar e inspirar outras mulheres. Algumas famosas como Glória Pires, Tatá Werneck e Preta Gil também aderiram à tendência dos seus fios brancos à mostra para reforçar que bonito mesmo é se sentir bem consigo mesma..

Como cuidar do cabelo grisalho

Ao longo da nossa vida é preciso manter certos cuidados para que o cabelo permaneça com uma aparência bonita e saudável. Com os fios brancos não é diferente. Por causa da perda de melanina, o fio tende a ficar mais rebelde e ressecado. E para diminuir esse efeito, alguns cuidados são essenciais:

Hidratação 

Os fios brancos, como disse, costumam ser mais ressecados do que os pigmentados e, consequentemente, mais quebradiços. Então, para fugir desse efeito, invista em máscaras de hidratação – principalmente as mais concentradas, e use leave-ins no dia a dia.

Cuidados com a cor

Assim como o loiro, o cabelo branco pode vir a ter um aspecto amarelado. Para evitar que isso aconteça, use um shampoo matizador – com pigmentos violeta – para retirar o tom amarelado e manter o seu branco impecável. O recomendado é que seja usado de 15 em 15 dias.

Proteger do sol

Os raios UV prejudicam nossos fios e podem intensificar o ressecamento e o tom amarelado. Então, invista em leave-ins com proteção solar. Existem vários produtos, com preços variados, para caber no bolso. Além disso, você também pode usar chapéus e lenços, para proteger ainda mais e ainda acrescentar muito estilo ao seu visual.

Manter o corte em dia

Isso mesmo. Manter o corte em dia é fundamental para que seu cabelo continue com uma aparência saudável. Afinal, não adianta nada ter um cabelo longo, com pontas ralas e ressecadas.

 

Com informações do Garota te conto tudo

 

Leia mais: Pixie-Bob: o corte de cabelo ideal para quem quer ousar no visual

Compartilhe: