A calistenia é uma modalidade que trabalha exercícios de força, estabilidade, resistência, coordenação motora e mobilidade. Os exercícios são dinâmicos e com movimentos básicos da ginástica. Esse tipo de treino começou a surgir nas escolas primárias no final do século 19 e no início do século 20 e um dos princípios é o uso do peso do próprio corpo para aumentar a massa muscular.
“Essa modalidade tem voltado para as academias. A metodologia trabalha não só a resistência muscular, mas também a força. A calistenia é segura e qualquer pessoa pode praticar, contato que tem o acompanhamento de um profissional da educação Física para instruir de maneira correta como realizar os exercícios”, explica o professor tutor do curso de Educação Física, Adelmax Pedral.
Os exercícios de baixa resistência usam o peso do seu próprio corpo em vez de outro equipamento. “Essa modalidade permite ser realizada em qualquer lugar. Seja em casa, academia ou em um parque. A calistenia não se limita a um espaço físico porque o único equipamento necessário para execução é o seu próprio corpo”, destaca.
Benefícios da calistenia
De acordo com o professor, os principais benefícios da calistenia para a saúde são:
- Aumento da flexibilidade e da mobilidade articular;
- Aumento da resistência e força muscular;
- Maior consciência corporal;
- Aumento da massa muscular;
- Ativação do metabolismo;
- Aumento do gasto energético e diminuição do percentual de gordura;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Melhor equilíbrio corporal.
A prática da calistenia ajuda a trabalhar todo o corpo, estimulando os músculos das pernas, abdômen, braços, costas e peito, e foi criado para quem está iniciando neste tipo de treino, pois requer um nível menor de força, agilidade e flexibilidade.
Exercícios de calistenia para iniciantes
Um dos exercícios para iniciantes praticarem é sentar contra a parede. “Não existe segredo, é só ficar de pé encostado em uma parede, e depois colocar os dois pés cerca de 60 cm mais à frente, sem retirar as costas e o bumbum da parede. Nessa posição, deslize o bumbum pela parede até ficar agachado, sem ultrapassar as limitações do seu corpo. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos”, explica.
Agachamentos, puxada, tríceps no banco, flexão de braços, abdominal e a prancha também são alguns dos exercícios indicados para os iniciantes. “É também possível acrescentar à rotina variações desses exercícios para intensificar o exercício. Mas isso deve ser feito aos poucos. Respeitando o progresso e as limitações”, ressalta.
O professor alerta os iniciantes para primeiro terem uma familiaridade com os exercícios para depois praticar sozinhos. “Embora a calistenia seja fácil de ser praticada, nenhum exercício deve ser iniciado por conta própria sem uma avaliação de um profissional. Não caiam na ideia de que aplicativos ou dicas possam ser mais produtivos do que a orientação de um profissional”, conclui.
Leia mais: Praticar atividades físicas aos fins de semana garante qualidade?