ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor estrangeiro registra cotidiano e belezas sergipanas

Há cinco anos como docente da pós-graduação em Direitos Humanos, o doutor Fran Spinoza aproveita suas viagens em Sergipe.

às 11h41
Compartilhe:

Há cinco anos como docente da pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (Unit), o doutor Fran Spinoza nutre um hobby: a fotografia. Durante as viagens que faz para Estância, Itabaiana e Propriá, ele fotografa o cotidiano nas estradas sergipanas e as belezas da nossa terra, refletindo o olhar de um professor estrangeiro morando em Sergipe.

“Não lembro o momento exato que iniciei a tirar fotos, acredito que foi na Guatemala quando fazia a graduação na Universidade Rafael Landívar. Durante uma pesquisa de campo numa comunidade indígena que havia sido vítima do conflito armado. Gosto de fotografar pessoas, particularmente pessoas que pertencem a grupos excluídos historicamente.  Também gosto de tirar fotos de paisagem branco e preto”, conta.

“Sou professor dos campus Farolândia, Itabaiana, Estância e Propriá. Em cada trajeto da viagem tiro fotos das auto estradas, das flores e dos objetos dos campus. Tenho mais de 500 fotografias”, ressalta o professor.

Para Spinoza, suas fotografias têm histórias curiosas e significativas. “Tenho uma fotografia interessante do trajeto da minha casa para a Unit, especificamente do mangue Beira Mar, tirei a foto, depois compartilhei com alguns amigos, o pessoal não acreditava que havia sido da ‘floresta’”, revela.

“A minha fotografia preferida é de uma bananeira que fica atrás do Bloco D [campus Farolândia]. Gostei tanto que imediatamente mandei fazer uma moldura. Espero que um dia tenha a oportunidade de fazer uma exposição com as fotos que tirei durante os cinco anos que estou na Universidade”, conclui.

 

Leia também: 10 motivos para fazer um curso EAD em Fotografia

Compartilhe: