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Projeto Digital SE: estudantes dos cursos de Computação são aprovados

O Projeto Unit Digital SE existe desde 2017 e já atendeu órgãos como Segrase, Sefaz e Corpo de Bombeiros, agora inicia parceria com a PM/SE.

às 17h11
O projeto já atendeu Segrase, Sefaz e Corpo de Bombeiros Militar. (Acervo/Unit)
O projeto já atendeu Segrase, Sefaz e Corpo de Bombeiros Militar. (Acervo/Unit)
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A coordenação dos cursos de Computação da Universidade Tiradentes (Unit) torna público o resultado da seleção de alunos para o Projeto Digital SE, no período letivo de 2023.1. Seis estudantes foram aprovados como bolsistas para atuarem na digitalização e classificação de documentos da Polícia Militar de Sergipe, parceira no projeto.

Um dos aprovados é o estudante Wallace Santos. “Me sinto bastante feliz. Eu estava bastante ansioso para isso, quando eu soube do projeto imediatamente tentei buscar minha vaga e fiquei um pouco em choque quando soube que fui o primeiro a mandar o que talvez tenha contribuído também para a minha indicação”, relembra.

“Eu preciso de experiência no mercado, então acredito que ter essa oportunidade vai me ajudar bastante, por não só implementar mais algo no currículo, mas também algo que eu esteja feliz em participar”, destaca Wallace.

Para o aluno Pedro Henrique Souza, participar do projeto vai contribuir, inclusive, com o momento da conclusão do curso. “Eu conseguindo ir bem neste projeto, além de aprender, vai também me ajudar profissionalmente e pode com isso abrir as portas do mercado de trabalho e com o que eu aprender com esse projeto, me alavancar em minha carreira profissional”, ressalta.

“Fico muito feliz pela oportunidade, estou ansioso para aprimorar meus conhecimentos e para colocar em prática minhas habilidades. A primeira oportunidade na carreira é sempre essencial para atingir os maiores resultados no futuro, um degrau de cada vez”, conclui o estudante Décio Faria.

A lista com os nomes dos estudantes aprovados está disponível no link.

Projeto Unit Digital SE

O Projeto Unit Digital SE existe desde 2017 e já atendeu órgãos como a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. 

Todo o processo de digitalização envolve técnicas de tipificação, organização e limpeza dos documentos. Em seguida, é criada a ferramenta de processamento e análise do conteúdo, elaboração do sistema de armazenamento e desenvolvimento da interface de acesso do usuário.

De acordo com o dos cursos de Computação e responsável pelo projeto, professor Ricardo Porto, o Projeto Digital SE é muito importante para o processo de digitalização e classificação de documentos. “Imagine a quantidade de papel que uma empresa ou instituição com 30 anos no mercado acumula. Além de precisar de espaço e recursos para manutenção, com o tempo esses documentos vão sendo apagados por ações do tempo, podendo perder registros importantes. Então, a digitalização em si e a organização facilita com que esses documentos fiquem sempre organizados de forma digital, inclusive contribuindo para uma busca muito mais rápida”, conclui.

 

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