ESTUDE NA UNIT
MENU

Janeiro Branco: CIPA promove palestra sobre saúde mental

Com o lema 'Me amarei de janeiro a janeiro', a campanha Janeiro Branco alerta para a importância de cuidar da saúde mental individual e coletiva

às 21h03
Comissão CIPA/SESMT e a psicóloga Lorena Andrade
Comissão CIPA/SESMT e a psicóloga Lorena Andrade
Vivência sobre autocuidado e saúde mental
Vivência sobre autocuidado e saúde mental
Vivência sobre autocuidado e saúde mental
Compartilhe:

O início de um novo ano deixa as pessoas mais reflexivas e abertas para melhorar o bem-estar e saúde como um todo. Em alusão ao Janeiro Branco, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/SESMT) da Unit Farolândia promove uma vivência sobre autocuidado com o lema ‘Me amarei de janeiro a janeiro”.

Tendo origem em Uberlândia, em 2013, a campanha do Janeiro Branco foi idealizada por um grupo de psicólogos como uma proposta de abranger a saúde, o comportamento espiritual e emocional, incluindo as manifestações de relações interpessoais. Se tornando um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na sociedade. 

De acordo com a representante da CIPA, Caroline Lopes, nessa ação, os integrantes da comissão promoveram uma vivência para que os colaboradores pudessem ter um momento de cuidado coletivo. “Trouxemos para além de conteúdos teóricos acerca da campanha de saúde mental do Janeiro Branco, uma ‘Vivência do autocuidado’ com a psicóloga Lorena. Ela facilitou uma experiência grupal de forma prática, mas respeitando a subjetividade de cada um que esteve presente, a manifestação de habilidades socioemocionais, entendo a importância de desenvolvê-las a partir da própria autopercepção, autoacolhimento e auto regulação”, comenta.

“A intenção dessa ação também é enfatizar que o zelo conosco também tem como consequência o cuidado de tudo o que está a nossa volta. Sabemos que os fenômenos psicossociais de adoecimento impactam diretamente na qualidade de vida no trabalho, incluindo até mesmo o afastamento das atividades laborais. Promover uma ação como essa  de conscientização da saúde mental e ouvir relatos de experiência de maior bem-estar dos que se fizeram presentes, foi muito gratificante para nós da comissão”, ressalta.

Para a palestrante convidada, a psicóloga Lorena Andrade, trazer uma abordagem para pensar saúde mental e cuidado em uma dimensão para além do sujeito é de extrema importância para a saúde mental. “Pensar para além de um ser individualista, mas entendendo o cuidado enquanto uma política coletiva, um cuidado com o outro e com espaço no qual se vive. A saúde mental enquanto um coletivo que não se individualiza simplesmente uma ideia, fragmentado, mas entendendo que tudo isso se dá de uma forma conjunta”, explica. 

Durante a vivência, os colaboradores da Unit tiveram um momento para compartilhar suas experiências. “Um evento necessário, onde conseguimos liberar e libertar nossos sentimentos, foi um bate papo acolhedor e construtivo. Tenho 12 anos que faço parte do Grupo Tiradentes e não tinha ainda participado de nenhum evento desse tipo. Agradeço a CIPA e SESMT pela sensibilidade e a criatividade de construir um momento igual este. E que possamos colocar em prática tudo que foi orientado. Pois nossa saúde mental é instrumento fundamental para um bom desenvolvimento profissional e pessoal”, afirma a assistente administrativo da Pró-reitoria Administrativa e Financeira, Cintia Santos Andrade.

 

Leia mais: Janeiro Branco e a importância de cuidar da saúde mental

 

Compartilhe: