ESTUDE NA UNIT
MENU

Janeiro Branco e a importância de cuidar da saúde mental

A campanha Janeiro Branco alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila.

às 13h03
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A campanha Janeiro Branco foi idealizada para o primeiro mês do ano a fim de aproveitar esse momento de reflexão e de planejamento atrelado à simbologia de recomeço. Assim, o principal objetivo da campanha é discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções, estimulando a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais.

A falta de atenção com a saúde mental influencia o aparecimento de outros males físicos e psicológicos. O Janeiro Branco alerta para a importância de começar esse novo ciclo de forma mais saudável e tranquila. Cuidar das emoções deve ser o primeiro objetivo para o ano que se inicia, já que todas as outras conquistas dependem de estabilidade psicológica. Um efetivo controle emocional é a chave para alcançar uma vida plena e cheia de realizações.

Um dos pontos cruciais é fomentar o diálogo e incentivar discussões mais abertas sobre a importância da saúde mental. Ou seja, uma das propostas da campanha é explorar a simbologia de janeiro em relação à oportunidade de um recomeço, a fim de motivar reflexões a respeito da necessidade de conversar sobre saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade. Os dados mostram que o número de pessoas com depressão no mundo gira em torno de 300 milhões. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas.

Conforme a cartilha da OMS sobre depressão e outras desordens mentais comuns, há intrínseca associação entre essa doença e o desenvolvimento de problemas psíquicos mais graves. Uma das preocupações é a influência das crises depressivas sobre ideações suicidas ou atos concretizados: o suicídio é a segunda principal causa global de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos, apontam os dados da OMS.

Janeiro Branco

No Brasil, o panorama da saúde mental é preocupante, uma vez que o suicídio entre jovens brasileiros é a quarta maior causa de morte. Além da depressão, o alcoolismo, isolamento social, perdas recentes, traumas de infância e dependência química também impactam a saúde mental e são razões para justificar a relevância do Janeiro Branco.

A promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física. O equilíbrio das funções do organismo humano está associado à perspectiva biológica e psicológica. Por isso, a adoção de hábitos saudáveis afeta tanto o bem-estar do corpo quanto o da mente.

Algumas práticas que podem contribuir para melhorar a qualidade de vida e promover a saúde mental, como se afastar de situações que gerem emoções negativas, separar um tempo sozinho para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor, estar em contato com família e amigos, praticar atividade física regular, ter uma dieta saudável e cuidar da qualidade do sono são algumas iniciativas que fazem total diferença.

Clínica de Psicologia Unit 

A Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes realiza atendimentos psicológicos para a sociedade sergipana com tarifa social. O plantão psicológico acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e não é necessário agendamento prévio. 

Para ter acesso ao atendimento na Clínica de Psicologia, o interessado pode comparecer presencialmente na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), ou se preferir, entrar em contato pelo telefone 3218-2213 ou WhatsApp (79) 98107-9590.

 

Com informações do Hospital Santa Mônica e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

 

Leia mais: Clínica de Psicologia oferece serviço de plantão psicológico à população

 

Compartilhe: