ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante realiza análise de possíveis novos fármacos 

A estudante de Fisioterapia, Vitória Santana de Aquino, fez uma análise do potencial antimicrobiano de plantas em sua Iniciação Científica (IC)

às 12h14
Estudante de Fisioterapia, Vitória Santana de Aquino
Estudante de Fisioterapia, Vitória Santana de Aquino
Compartilhe:

A fitoterapia e o estudo das plantas medicinais está crescendo exponencialmente nos últimos anos. Visando analisar possíveis formulações de novos fármacos, a estudante do curso de Fisioterapia, Vitória Santana de Aquino, realizou na sua Iniciação Científica (IC), uma análise prospectiva e físico-química do potencial antimicrobiano dos extratos de Cannabis sativa, Calendula officinalis (margarida), Salvia officinalis e Baccharis dracunculifolia (alecrim do campo). 

“Através de um estudo in silico, ou seja, por softwares nós podemos coletar diversos compostos bioativos da cannabis sativa, uma vez que esses compostos apresentam efeitos para a saúde, então a partir dessa coleta nós analisamos algumas variáveis a partir de alguns softwares como o pubchem, PreADMET e o SwissADME para associar os compostos da Cannabis sativa a futuros fármacos com potencial antimicrobiano, algumas das variáveis estudadas foram a absorção gastrointestinal, a permeabilidade da barreira hematoencefálica, a toxicidade e entre outros e tivemos como resultado predições positivas no que se refere à formulação de novos fármacos baseado nesta planta medicinal estudada”, explica. 

De acordo com a estudante, o uso das plantas medicinais, uma vez que são benéficas para a população e para o avanço da saúde, foram analisados pois diminuem os efeitos colaterais em relação à medicamentos usuais e apresentam baixa toxicidade.  

“A pesquisa busca analisar todos os potenciais presentes nas plantas citadas, principalmente a sua atuação frente à bactérias, fungos e vírus, ou seja, o seu potencial antimicrobiano. Além de contribuir e alavancar para novos estudos acerca da Cannabis sativa, favorecendo futuramente pacientes que farão uso desses medicamentos”, aponta. 

Para Vitória, a escolha desse tema surgiu devido a necessidade de estudar a fundo a funcionalidade de novos fármacos. “As plantas medicinais ainda são pouco abordadas na área da saúde e elas possuem infinitos benefícios para a saúde humana. E com a Iniciação Científica pude me aprofundar mais nesse tema, pesquisando e aprendendo sobre a funcionalidade das plantas, além de me fazer descobrir a paixão na área acadêmica através das apresentações em congressos realizados”, afirma.

A estudante destaca a contribuição da Universidade Tiradentes na sua carreira acadêmica. “A Unit incentiva muito os estudantes através de oportunidades, como as palestras oferecidas, pelos minicursos e também com a bolsa para o desenvolvimento do meu trabalho de Iniciação Científica, resultando na conquista do 2º lugar XIV Semana de Fisioterapia”, diz.

 

Leia mais: “Foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida”, diz estudante.

Compartilhe: