ESTUDE NA UNIT
MENU

Nova linha de pesquisa da Unit é aprovada pelo CNPq

A nova linha de pesquisa voltada para o desenvolvimento de biomateriais para uso cardíaco é fruto do pós-doutorado da dra. Patrícia Severino.

às 12h03
A professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e da graduação em farmácia, doutora Patrícia Severino.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e da graduação em farmácia, doutora Patrícia Severino.
Compartilhe:

A professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) e da graduação em farmácia da Universidade Tiradentes (Unit), doutora Patrícia Severino aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) uma nova linha de pesquisa. Voltada para o desenvolvimento de biomateriais para uso cardíaco, a pesquisa é um estudo sequencial do pós-doutorado da docente, realizado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Sob o título ‘Desenvolvimento de biotinta GelMA/óxido de grafeno funcionalizado com resveratrol para engenharia de tecidos cardíacos e triagem de fármacos’, o projeto ficou em primeiro lugar entre 115 projetos submetidos ao Programa MCTI de Inovação em Grafeno, Inova Grafeno-MCTI. “Qualquer pesquisador poderia submeter uma proposta dentro do escopo solicitado. Eu e meus colegas propusemos o projeto e sabíamos que seria bastante competitivo”, conta Severino.

“Tivemos a grata surpresa de termos ficado em primeiro lugar. Claro que ficamos muito felizes e até surpresos com essa colocação, sendo resultado de uma pesquisa inovadora elaborada por uma equipe de pesquisadores que há anos trabalham juntos e tem um histórico de publicação na área”, comemora.

“Esse trabalho é uma continuação do meu pós-doutorado que realizei em Harvard, e inclusive tem a participação da minha supervisora. Nessa nova etapa, esperamos desenvolver um biomaterial que possa ser utilizado como suporte ao tecido cardíaco lesionado, como causado pelo infarto, ou como uma plataforma in vitro contendo cardiomiócitos para screening [técnica de seleção de compostos] de fármacos”, explica a professora doutora, Patrícia Severino.

Nova linha de pesquisa

Por meio da obtenção de biomateriais com propriedades condutivas de impulso é possível melhorar as propriedades estruturais, mecânicas, biocompatibilidade e quimiotáxica para cardiomiócitos. “Além disso, a fabricação  de um biomaterial visa, no futuro, sua implantação cardíaca sem a utilização de suturas ou colas, como a fibrina (alto custo). Portanto, dentro desta plataforma de pesquisa, visa desenvolver o biomaterial para recuperação funcional do tecido cardíaco afetado pelo infarto agudo do miocárdio”, reforça.

“Os biomateriais produzidos tem potencial clínico e inovador para uso em medicina regenerativa, podendo ativar de forma endógena (migração de células nativas) a regeneração de tecidos e também como plataforma para estudos de novos fármacos para aplicação cardíaca”, conclui a pesquisadora.

O projeto contará com a participação de dois graduandos, vinculados à Iniciação Científica, um mestrando e dois pós-doutorandos. Além disso, contará com a presença das professoras doutoras Juliana Cordeiro Cardoso e Sona Jain, da Unit; os doutores Ricardo Luiz Albuquerque Junior (UFSC), Marco V. Chaud (Uniso), Cristiane Bani (UFS), Shabir Hassan (Khalifa University, Dubai), Su Shin Ryon (Harvard, EUA) e Eliana B. Souto (UFP, Portugal).

 

Leia também: Internacionalização: docente da Unit desenvolve modelo de tecido cardíaco em parceria com a Escola de Medicina de Harvard

Compartilhe: