ESTUDE NA UNIT
MENU

Internacionalização: docente da Unit desenvolve modelo de tecido cardíaco em parceria com a Escola de Medicina de Harvard

O projeto faz parte do pós-doutoramento da professora doutora Patrícia Severino. Durante um ano, a docente também realizou estudos nos EUA em parceria com o Tiradentes Institute.

às 15h08
Compartilhe:

Com a premissa de inspirar pessoas a ampliar horizontes por meio do ensino, da extensão e da pesquisa, a Universidade Tiradentes mantém o foco constante no processo de internacionalização. Com isso, incentiva a cada dia a capacitação docente, além de impulsionar o desenvolvimento contínuo profissional. A professora doutora Patrícia Severino é um desses bons exemplos.  


De volta a Aracaju, depois de quase um ano nos Estados Unidos para a realização do pós-doutorado na Escola de Medicina de Harvard, a docente do curso de Farmácia da Unit e do Programa de Pós-graduação de Biotecnologia Industrial trabalhou no desenvolvimento e caracterização de modelo de tecido cardíaco empregando nanopartícula de ouro/Gelatina Metacrilada por tecnologia de impressão 3D. Patrícia também é pesquisadora no Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. 


“A lesão cardíaca é oriunda de várias causas, sendo o infarto agudo do miocárdio a doença mais relevante e responsável por altos índices de morte. Com isso, a estratégia de Engenharia de Tecidos é cada vez mais estudar para desenvolver tecidos cardíacos in vitro visando o estudo de novas terapias e regeneração cardíaca”, declara a Severino.  


” O nosso trabalho também expandiu e fizemos outras atividades em parceria na área de Regeneração Tecidual. A relação foi muito frutífera com a dra. Su Shin Ryon , Shin Lab, e continuará  nas próximas etapas”, acrescenta. 


Já em parceria com a Universidade de Massachusetts College of Pharmacy and Health Sciences Dr. Ronny Priefer, o trabalho é voltado para a área de câncer de pele. “A discente de mestrado do Programa de Biotecnologia Industrial Isabella Portugal (orientada pela profa. dra. Patrícia e dra. Sona Jain) está dando andamento a esta pesquisa”, afirma a docente. 


Além disso, Patrícia também atuou ativamente no Tiradentes Institute, centro de estudos localizado no campus da Universidade de Massachusetts – UMass Boston. “A atuação com Otávio Correia, diretor executivo do Tiradentes Institute, foi na realização das conferências promovidas para o Grupo Tiradentes. Também explorei parcerias visando tanto a graduação quanto a pós-graduação. Com a mudança do panorama mundial, tive a oportunidade de participar ativamente das aulas virtuais dos seminários proporcionados pelo curso de Farmácia , além de convidar parceiros internacionais para tais atividades na UNIT, promovendo uma visão ampla da atuação do profissional farmacêutico em outro país”, enfatiza. 

“Esse processo de professor internacional facilita a interação com o ecossistema de Boston, pois apresenta peculiaridades e precisa de empenho e cuidado. Entre tantos desafios, mas enriquecedor ao mesmo tempo, foi atuar em local multicultural”, complementa. 


Resultados
Como resultado de todo o trabalho desenvolvido durante o período, a professora doutora publicou um artigo e produziu um capítulo de livro com a dra. Su Shin Ryon, supervisora do pós-doc. Além disso, submeteu um projeto com a Fundação Lemann Brazil Research Fund. 

“Nesse ínterim, a produção científica se deu 42 artigos científicos, nove capítulos de livros, editoração de dois livros com a Elsevier, o primeiro sairá até dezembro 2020, e seis depósitos de patentes. Essa produção foi possível com a interação com 10 países ampliando a internacionalização do Grupo Tiradentes”, salienta. 

“Recebi a informação que aprovamos um projeto com a Universidade de Granada que está sendo financiado com a Fundação Carolina. Tal é fato é extremamente interessante do âmbito da internacionalização da nossa universidade, pois ampliaremos a interação com a Europa também”, assegura. 

“A concretização desta experiência internacional contou com a inestimável cooperação de instituições e pessoas. Meu agradecimento ao Grupo Tiradentes, especificamente à Unit e ao ITP pela oportunidade e confiança. Também agradeço ao setor de internacionalização, à coordenação da pós-graduação stricto sensu, coordenação do Programa de Biotecnologia Industrial, coordenação do curso de Farmácia e a todos os colegas pelo companheirismo, oportunidade, cordialidade e atenção. Foi uma experiência memorável em qual tive a oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, finaliza. 

Sobre a docente
Com ampla experiência área de medicamentos, nanobiomateriais e cosméticos, a professora Patrícia Severino é graduada em Farmácia, mestre e doutora pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Trabalha em colaboração técnico-científicas com pesquisadores de diversas instituições do país e no exterior, como Estados Unidos, Inglaterra, República Tcheca, Itália, Turquia, Índia e Portugal. A docente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2).

Compartilhe: