ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit usa Instagram para falar sobre a Biomedicina

Jhonata Rodrigues dos Santos se formou em Biomedicina na Unit e agora usa as redes sociais para mostra a sua rotina profissional

às 12h46
Jhonata fazendo sua primeira tipagem na aula de Genética
Jhonata fazendo sua primeira tipagem na aula de Genética
Jhonata e seus colegas desenvolvendo o projeto de extensão
Compartilhe:

A Biomedicina é uma das áreas da ciência voltada para o estudo, análise e pesquisa de doenças humanas com o objetivo de compreender as causas, efeitos, fatores ambientais e epidemiológicos, e assim desenvolver/aprimorar diagnósticos e tratamentos. O curso da Universidade Tiradentes (Unit) proporciona aos estudantes infraestrutura, docentes e ferramentas para o crescimento profissional e pessoal.

O egresso do curso de Biomedicina, Jhonata Rodrigues dos Santos, foi um dos alunos de de sucesso. Durante a graduação ele foi o primeiro mentor do curso, sendo um dos fundadores do Centro Acadêmico de Biomedicina da Unit. O agora biomédico usa a sua conta no Instagram para compartilhar com os seguidores a sua rotina dentro dos laboratórios.

O biomédico fala sobre as vivências profissionais em seu Instagram. No perfil @jhonatazito ele traz informações importantes sobre a Biomedicina com muito bom humor. “Eu falo sobre a minha vida profissional e trago curiosidades sobre a área no meu. Foi assim que ganhei mais notoriedade na área. Conheci várias pessoas de renome na área. A troca de experiência tem sido mais um impulsionador na minha vida profissional”, conta.

Jhonata que é da Comunidade da Prainha aqui em Guarujá (SP) conta que durante a infância morava em uma palafita na periferia da cidade, mas devido a maré, a madeira que revestia residência a começou a afundar aos poucos. “Nessa época, minha mãe, que é uma pessoa com deficiente física (PCD), trabalhava como doméstica para me sustentar, não tinha condições de reformar a casa, então fomos morar de aluguel em outros bairros. Mas chegou um momento que ela não conseguiu mais arcar com os gastos e fomos morar de favor na casa em que ela trabalhava na época”, relembra. 

Mas para ele essas situações serviam de incentivo para mudar de vida. “Com a nossa condição financeira limita, cresci ouvindo que não poderia fazer graduação. Quanto mais diziam que seria difícil sair daquela situação, mais eu tinha gás para estudar. Sempre acreditei que a educação era o caminho certo a seguir. Em 2016, consegui uma bolsa do ProUni para o curso de Direito, mas não me identifiquei. Foi então que fiz o Enem de novo e consegui outra bolsa, dessa vez em Nutrição na Unit”, diz. 

E foi no curso de Nutrição que Jhonata descobriu a Biomedicina. Ele conta que decidiu mudar de curso após participar de uma aula de imunologia. “De cara me apaixonei pelo curso. Fiz transferência interna aproveitando a bolsa e foi a melhor coisa que fiz na vida. Me identifiquei totalmente com a Biomedicina. Durante a graduação fui monitor auxiliar da disciplina de Análises Biomédicas, membro do Centro Acadêmico, mentor, desenvolvi projetos, fiz dois estágios extracurriculares, o primeiro em Histotecnologia Clínica e o outro no Banco de Sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose)”, destaca.

Durante o período da graduação ele teve a oportunidade de estagiar no Banco de Sangue e se encontrou na área. “Aconteceram coisas que jamais imaginei possíveis de acontecer durante esse estágio. A Universidade Tiradentes, o corpo docente e a infraestrutura de qualidade me prepararam e me qualificaram para o mercado de trabalho. Consegui meu primeiro emprego no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos. Fui contratado no mês de outubro com mérito ao currículo trilhado na graduação”, afirma.

Para Jhonata, a Unit foi um incentivador, abrindo portas para seu aprimoramento profissional. “Eu me sinto muito grato por ter estudado na Unit. O curso me preparou para o mercado de trabalho, tanto em relação às aulas teóricas e práticas nos laboratórios como também no estágio ofertado pela instituição no Unit Lab. Outro fator importante na minha trajetória foi o corpo docente qualificado que me incentiva a ir mais além, buscar mais informações científicas com metodologias ativas e a desenvolver trabalhos acadêmicos. Isso realmente fez muita diferença. E claro, não posso esquecer do estágio no Hemose, graças ao vínculo da universidade com a Secretaria de Saúde do Estado”, conclui. 

 

Leia mais: Estudante realiza análise de possíveis novos fármacos 

Compartilhe: