ESTUDE NA UNIT
MENU

Como o EAD auxilia na inclusão educacional

O EAD se consolidou como uma oportunidade de democratização do ensino a pessoas com deficiência, além de oferecer um conteúdo inclusivo

às 13h50
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com 45 milhões de pessoas (cerca de 24% da população) com deficiência, dos quais muitos sofrem com dificuldades de inserção no mercado de trabalho em decorrência de uma formação profissional insuficiente. 

Entretanto, com a chegada da Educação a Distância (EAD), a inserção de pessoas com deficiência no processo educacional tem se tornado cada vez mais possível, isso porque existe uma série de fatores que contribuem positivamente para que de fato o processo educativo seja um instrumento inclusivo. Dentre os principais benefícios estão:

Estímulo tecnológico de sentidos- A tecnologia trabalha com todos os sentidos estimulando a mente das pessoas, dessa forma, o EAD permite que se crie processos de estímulo ao aluno com deficiência que em modelos de ensino tradicionais não existem.

Ferramentas acessíveis- Algumas ferramentas disponibilizadas neste formato de ensino possibilitam formas inclusivas de estabelecer diálogos entre as turmas: chamadas ao vivo, chat e fórum EAD, além de trabalhar diferentes habilidades motoras: escuta e fala e escrita, respectivamente. 

Comodidade- Um dos aspectos benéficos do EAD para pessoas com deficiência é a comodidade. Afinal, programas de ensino a distância exigem apenas um ambiente com boa conexão para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que oferece recursos essenciais para os alunos, atendendo as mais diferentes necessidades.

Oportunidades do EAD para pessoas com deficiência

Além dos inúmeros benefícios que o EAD traz para os alunos com deficiência, o ensino a distância pode ajudar a proporcionar ciclos de aprendizagem personalizados e diferenciados, o que contribui para índices de aproveitamento mais elevados, como:

  • criar rotinas de aprendizagem previsíveis (com cronogramas bem delimitados de ensino e comunicação com os alunos).
  • Apoiar as necessidades de cada aluno de forma individualizada.
  • Fornecer instruções de forma detalhada e com base em diversas ferramentas educacionais; 
  • Incluir as famílias no processo educativo com materiais desenvolvidos especialmente para eles. 

É um processo desafiador para diversas instituições, entretanto, a Universidade Tiradentes (Unit) entende a urgência em investir em uma boa metodologia de ensino de maneira que possa influenciar diretamente a vida dessas pessoas em diferentes aspectos, principalmente durante o aprendizado.

Leia também: A importância do AVA na inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhe: