ESTUDE NA UNIT
MENU

Principais soft skills desenvolvidas pelos alunos do EAD

Diferente do que muitos pensam, estudar a distância exige esforço, além disso o aluno desenvolve habilidades que os diferenciam no mercado; conheça

às 13h00
Coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais.
Coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais.
Compartilhe:

Construir uma carreira consolidada, com estabilidade e bons salários, ou até mesmo ingressar no mercado de trabalho é o objetivo de muitas pessoas. Portanto, investir em uma boa qualificação profissional é uma das etapas mais importantes. É durante a faculdade que os alunos têm os primeiros contatos com a futura profissão e se desenvolvem pessoalmente. Além disso, involuntariamente, esse aluno acaba desenvolvendo habilidades durante o curso que são grandes diferenciais no mercado de trabalho. 

Soft Skills

De acordo com a coordenadora do Unit Carreiras, Ana Paula Morais, Soft skills são habilidades comportamentais que não estão diretamente relacionadas à carreira, mas fazem toda a diferença na atuação do profissional e que também tem grandes chances de serem desenvolvidas nos alunos de Educação a Distância (EAD).

“Durante a graduação os alunos do EAD, por estarem em um curso à distância tendem a pensar que tem menores chances de desenvolver as soft skills, porém é possível sim desenvolvê-las, pois independente da forma de graduação sempre existirá a necessidade de competências comportamentais e socioemocionais”, explica.

Não é necessário nascer com elas, mas sim desenvolvê-las ao longo da jornada de estudos, convivendo com outras pessoas em diversas situações e assim por diante. “Uma maneira de desenvolver soft skills é buscar interações com os colegas, docentes e tutores no decorrer do processo de aprendizagem e de desenvolvimento de atividades acadêmicas. Durante este processo, exercitar a escuta, a gestão do tempo podem ser uma boa maneira, refletir sobre o que eles falam desenvolve seu processo criativo e de adaptabilidade às situações diversas que requer uma inteligência emocional”, destaca Ana Paula.

No mercado de trabalho, as soft skills têm ganhado destaques, atualmente os empregadores perceberam que a contratação de profissionais com essas habilidades pode gerar um retorno financeiro, a partir da união do desempenho comportamental e técnico.

“Inteligência emocional, criatividade, adaptabilidade, resolução de problemas, gestão do tempo, capacidade de lidar com gerações diferentes, e capacidade de lidar com a diversidade, são soft skills em alta no mercado de trabalho. Tê-las além de significar estar preparado para atender às necessidades atuais, também será um diferencial importante para quem pretende se destacar no mercado de trabalho”, enfatiza a coordenadora.

Além das habilidades citadas por Ana Paula, existem algumas outras que merecem ser destacadas, como:

Flexibilidade- A flexibilidade é essencial para o desenvolvimento. Se moldar às exigências dos ambientes de aprendizado e ferramentas disponíveis é essencial. Isso irá ajudar tanto no desempenho acadêmico, como também futuramente no profissional, pois estar aberto a diferentes formatos de comunicação e desenvolvimento de tarefas é um diferencial importante para atender as demandas profissionais e se tornar capacitado para atuar neste novo mercado. 

Comprometimento- É essencial que o aluno tenha comprometimento com o curso. Na modalidade EAD, as distrações podem ser inconvenientes, mas não é impossível de se estudar em casa. Separar o momento de dedicação para estudo é fundamental. Para isso três dicas fundamentais são: Escolha um ambiente silencioso para suas aulas, tarefas e trabalhos é essencial. Feche redes sociais, aplicativos e músicas neste momento 

Disciplina- Se para estudar já é fundamental disciplina, ao estudar à distância essas habilidades precisam ser dobradas. Como a sala de aula é virtual, não presencial, as responsabilidades são as mesmas ou ainda maiores, para alcançar o resultado esperado. Não há como ter sucesso no estudo sem a disciplina na entrega de trabalhos e tarefas.

Leia também: Como o EAD auxilia na inclusão educacional

Compartilhe: