ESTUDE NA UNIT
MENU

Inovações tecnológicas: como elas modificam a sociedade atual

A internet e o smartphone são as inovações tecnológicas que mais vêm modificando as formas de interagir da sociedade atual

às 15h46
 As inovações tecnológicas trazem mudanças profundas, inclusive na forma como as pessoas se relacionam socialmente (ThisIsEngineering/Pexels)
As inovações tecnológicas trazem mudanças profundas, inclusive na forma como as pessoas se relacionam socialmente (ThisIsEngineering/Pexels)
Compartilhe:

É inegável como a vida das pessoas vem sendo impactada diariamente com tecnologias, de forma direta ou indireta. Um fato que também leva a pensar na quantidade de melhorias e possibilidades criadas ou reinventadas com a finalidade de trazer benefícios para o dia a dia. As inovações tecnológicas ampliaram o acesso ao conhecimento, à informação, à cultura e até mesmo a conseguir ser mais produtivo.

Para o professor Marcelo Dósea, coordenador de empreendedorismo e inovação do Tiradentes Innovation Center (TIC), a internet e os smartphones são as tecnologias que mais se destacaram nas últimas duas décadas. “Posso comentar que nos últimos 20 anos fomos muito impactados pela popularização da internet e pelo smartphone. A união desses dois itens ocasionou uma grande ruptura em todos nossos modelos de interação pessoal e profissional, aprendizado, criação de novas profissões, entre outros”, aponta.

Marcelo complementa afirmando que o homem por meio de sua capacidade criativa, tenta sempre facilitar o dia a dia. “Se voltarmos no tempo, para o período neolítico, podemos dizer que a principal descoberta foi a do fogo. Com ela foi modificado o modo de relacionamento com a natureza e de viver do homem e com isso a sociedade foi modificando o seu modo de viver a cada descoberta. O ferro, o domínio da agricultura, a criação do dinheiro, as grandes navegações, as máquinas a vapor, a energia elétrica, os combustíveis fósseis, o avião, são alguns exemplos de inovações tecnológicas que, de alguma forma, modificaram nosso modelo de sociedade”, listou.

Quando se pensa em setores da economia não existe como especificar quais são os mais impactados pelas inovações tecnológicas. Dósea acredita que todos os setores são impactados com o advento da inovação. “Por exemplo, no setor de saúde temos um grande impacto com a telemedicina, a utilização de robôs em cirurgias. Na educação, temos as aulas on-line na qual o aluno pode ter acesso ao melhor conteúdo em qualquer lugar do mundo. Na área financeira, os bancos digitais estão desburocratizando a relação com as pessoas. Todos os setores são impactados e, com isso, gerando oportunidades para várias pessoas”, citou ele.

O coordenador de empreendedorismo e inovação indica que Investimento público e privado para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são a chave para colocar o Brasil em um patamar de celeiro de inovação tecnológica. “No Brasil, ainda investimos pouco em P&D e por isso somos muito dependentes da importação de novas tecnologias. Precisamos implantar uma política pública para incentivar a pesquisa, não só nas academias, mas também nas empresas. Além de  mais investimentos em educação, do ensino infantil até a Universidade”, conclui.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: