ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba quais os documentos necessários para viajar para o exterior

O passaporte brasileiro possibilita a entrada em mais de 90 países, o que facilita na hora de separar os documentos obrigatórios para a viagem

às 19h12
O passaporte brasileiro, aceito em mais de 90 países, está entre os documentos que o viajante precisa levar para que não passe por nenhum problema (Pedro França/Agência Senado)
O passaporte brasileiro, aceito em mais de 90 países, está entre os documentos que o viajante precisa levar para que não passe por nenhum problema (Pedro França/Agência Senado)
Compartilhe:

Arrumar as malas e viajar é um dos desejos mais sonhados pelas pessoas. Se o destino for no exterior, aí a vontade aumenta. Os viajantes devem ficar atentos à documentação necessária que precisa levar para que não passe por nenhum problema durante a viagem. Os requisitos dos documentos vão depender do país de destino.

Uma dica importante é ter uma pasta de documentos, seja física ou online, na qual seja possível acessar e cumprir as exigências de forma rápida e segura. No caso da viagem ter o objetivo de ser uma experiência de intercâmbio, as exigências podem aumentar e consequentemente surge a necessidade de se comprovar mais coisas.

O fato de ser brasileiro possibilita a entrada em mais de 90 países, o que é resultado de acordos políticos entre seus respectivos governos centrais. Um exemplo disso é a livre circulação entre os países que fazem parte do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, que não exigem visto e nem o próprio passaporte. Para entrar neles e ficar por até 90 dias, basta apresentar a carteira de identidade (RG), e isso se repete em praticamente todos os países da América do Sul, com exceção de Guiana, Suriname e Guiana Francesa. 

Confira a lista dos principais documentos exigidos:

  • Passaporte;
  • Visto a depender do país;
  • Carteira de identidade com foto para os países com relações internacionais com o Brasil;
  • Comprovante das reservas da hospedagem;
  • Comprovante financeiro com a quantidade mínima exigida para poder entrar no país;
  • Comprovante de seguro saúde internacional, alguns países exigem cobertura específica para determinadas situações;
  • Atestado de saúde a depender do destino;
  • Certificado Internacional de Vacinação.

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: