ESTUDE NA UNIT
MENU

O coaching e o mentoring podem fazer a diferença na carreira

É cada vez maior o número de profissionais que contam com o suporte do coaching e o mentoring para turbinar suas carreiras

às 12h17
Inserção no mercado, mudança de área e desenvolvimento de habilidades estão entre os vários motivos para buscar um profissional de coaching ou mentoring  (Unsplash)
Inserção no mercado, mudança de área e desenvolvimento de habilidades estão entre os vários motivos para buscar um profissional de coaching ou mentoring (Unsplash)
Compartilhe:

O coaching e o mentoring são cada vez mais utilizados por profissionais que desejam acelerar suas carreiras, bem como o desenvolvimento pessoal. Esses processos lançam mão de diferentes metodologias e abordagens para que o profissional possa atingir seus objetivos e é importante entender as potencialidades de cada um para identificar qual melhor se aplica à sua realidade. 

“O coaching auxilia a pessoa ter certeza de onde está, onde quer chegar e fazer o planejamento para atingir o objetivo. De uma forma estruturada, não corre o risco dessa pessoa não ter essa clareza, ou seja, de qual caminho ela precisa seguir até o objetivo que deseja de carreira. Já o mentoring pode acelerar a transferência de conhecimento de alguém que já passou por aquilo e tem a experiência em relação àquele assunto, que pode ser uma transição de carreira ou atingir um patamar mais elevado, bem como se desenvolver na carreira que a pessoa está”, destaca a diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Alessandra de Faria. 

Entre os cenários mais comuns que levam as pessoas a procurar esse tipo de apoio, é possível citar: entrada no mercado, insatisfação com a carreira atual e vontade de mudar de área, transição de cargos, posições de liderança à vista, grandes projetos pela frente ou mesmo a vontade de desenvolver certas habilidades.

A metodologia normalmente empregada no coaching é o diálogo direcionado, em que o coach faz diversas perguntas com o objetivo de guiar o próprio processo de raciocínio do seu coachee (termo usado para se referir àquele que busca a ajuda do coach). No mentoring, o mentor é um profissional mais sênior que já trilhou uma carreira parecida com a que você quer trilhar e está lá para te dar o caminho das pedras.

“Um coach ou mentor bem escolhido para aquilo que o profissional precisa, ele pode realmente acelerar o atingimento de todos os objetivos profissionais. Isso porque ele tem todas as ferramentas para auxiliar a pessoa a ter insights e clareza do que precisa desenvolver de forma elaborada e estruturada, algo que muitas vezes a pessoa sozinha não consegue ter esse nível de organização”, ressalta. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: