ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância das ferramentas de coaching na organização das empresas

A profissão de coaching tem como objetivo conhecer o indivíduo por outro ponto de vista e mostrar onde ele pode crescer; Unit oferece a graduação no formato EAD

às 18h04
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

É comum que muitas empresas ajudem seus colaboradores a se desenvolverem através de diversas maneiras, para que eles possam agregar conhecimento e buscar aperfeiçoamento cada vez mais. Existem algumas práticas que facilitam sendo aplicadas nesse processo de capacitação e, nesse contexto, é perceptível a importância do coaching dentro da organização. 

“O Coaching é um processo com foco no desenvolvimento pessoal, conduzido por um Coach, que dá suporte à pessoa e a auxilia no objetivo de atingir suas metas pessoais e profissionais. A profissão de Coaching atua no fortalecimento da cultura organizacional; desenvolvimento da liderança; desenvolvimento do negócio; condução das mudanças; relacionamento interpessoal, dentre outros”, explica o professor tutor da Universidade Tiradentes (Unit), Alan Costa.

A essência do profissional está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja e não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. “O Coach é um condutor, seu desafio diário é conduzir pessoas em direção aos seus objetivos e metas”, completa Alan.

Nas reuniões, o coach aplica técnicas, ferramentas e um questionamento poderoso para mobilizar seu cliente a entrar em ação. “Através do coaching as pessoas podem trabalhar seu autoconhecimento, inteligência emocional, produtividade, motivação, novas habilidades, visão clara de ações para alcance de objetivos”, diz.

Antigamente o processo de direcionamento dos colaboradores dentro de uma empresa, era através da autoridade, sendo que em alguns casos gerava desmotivação e conflitos entre os subordinados, já o coaching incentiva e estimula os seus liderados, devendo evitar a formação de grupos que prejudique o ambiente interno na organização.

Seu papel é tão importante dentro de uma empresa que o profissional de coaching está sendo amplamente procurado por empresas para motivar e melhorar a performance dos seus colaboradores. Procurado, também, de forma individualizada, por pessoas que buscam migrar de carreira.

“As oportunidades estão onde houver pessoas buscando o autoconhecimento. O campo de atuação vai depender muito de cada localidade. Existem muitas áreas de atuação, a saber: Coaching pessoal (ou de vida); Coaching de Família; Coaching Espiritual; Coaching de Relacionamento; Coaching Executivo”, destacou o professor tutor.

Visto no mundo corporativo globalizado e inovador, tanto o desenvolvimento da liderança, coaching e mentoring são processos que não podem cessar, eles deverão ser contínuos nas organizações e nas carreiras dos indivíduos que nela estão. hoje o mercado de trabalho exige que o profissional tenha competências, técnicas e inteligência emocional, capaz de trazer contribuições para a organização ao ponto de deixá-la mais competitiva no seu segmento de atuação. 

Curso de Coaching

O principal objetivo do curso de formação em Coaching e Mentoring é colocar no mercado profissionais altamente qualificados, capazes de promover uma cultura de mudança na vida pessoal e carreira dos seus clientes. A Universidade Tiradentes oferece o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), permitindo que o aluno possa administrar as aulas com as demais tarefas do seu dia.

“O curso da Unit oferece toda uma estrutura tecnológica para que o aluno possa desenvolver habilidades e competências que serão necessárias na sua prática, os conteúdos são totalmente atualizados e o aluno pode interagir com professores e colegas de curso. O aluno vai aprender dicas e técnicas de coaching e mentoring, liderança, filosofia, motivação e muito mais”, enfatiza o professor tutor.

Leia também: Terapias integrativas e complementares: benefícios e vantagens

Compartilhe: