ESTUDE NA UNIT
MENU

Tudo o que você precisa saber sobre Gestão Financeira

O coordenador pedagógico de Ciências Contábeis da Unit explica como funciona o curso e o mercado de trabalho de Gestão Financeira, uma carreira promissora

às 18h47
Coordenador pedagógico de Ciências Contábeis da Unit, Diego Silva Souza.
Coordenador pedagógico de Ciências Contábeis da Unit, Diego Silva Souza.
Compartilhe:

Para as empresas e startups, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, a gestão financeira é um dos fatores de sucesso mais importantes. Isso porque, com uma boa gestão é possível acompanhar, controlar e avaliar os indicadores financeiros da mesma forma que é possível planejar decisões estratégicas de maneira mais assertiva.

Sendo assim, a presença de um profissional em gestão financeira é fundamental para a empresa, já que diante da expansão do processo de globalização produtiva e financeira, da intensificação da concorrência, dos avanços crescentes do progresso tecnológico e mudanças no padrão de consumo, tem se exigido das empresas maior agilidade nas tomadas de decisões, com estratégias criativas e inovadoras. 

“É necessário que haja bons profissionais na área de gestão financeira para avaliar ambientes e cenários macroeconômicos, construindo projeções de médio e longo prazos para uma tomada de decisões de investimento e financiamento pautada em parâmetros mais assertivos. Outrossim, o gestor financeiro se faz importante por analisar variáveis do ambiente de atuação da empresa, tais como: o grau de concorrência, forças e fraquezas dos competidores, negociação com fornecedores e clientes, dentre outras”, destaca o coordenador pedagógico de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit), Diego Silva Souza.

Mercado de trabalho e área de atuação

Segundo o coordenador, o mercado de trabalho é um dos mais promissores. “O tecnólogo em Gestão Financeira é um profissional valorizado no mercado de trabalho atual. Independentemente do ramo de atuação, qualquer empresa precisa de uma gestão eficiente de seus recursos e de um bom planejamento de custos”, enfatiza.

Diego ainda cita algumas das áreas que o gestor financeiro pode atuar. “Organizações públicas ou privadas; consultorias e assessorias na área financeira; na controladoria, trabalhando em diferentes cenários e ambientes organizacionais de uma empresa; gerência de departamentos financeiros nas organizações; avaliação de impacto econômico-financeiro para gestão do negócio; consultoria ou assessoria na elaboração e qualificação de indicadores financeiros para tomada de decisão em empresas ou prestar serviços na elaboração de estratégias para gestão financeira das organizações”, afirma.

Curso de Gestão Financeira

Para se destacar no mercado de trabalho é necessário se especializar na área, e, para isso, existe o curso de Gestão Financeira. A Universidade Tiradentes, por exemplo, oferece o curso na modalidade de Educação a Distância (EAD), o que permite flexibilidade e autonomia para o aluno.

“O curso visa formar e qualificar tecnólogos em Gestão Financeira, por meio de conceitos, métodos e técnicas econômico-financeiras, desenvolvendo capacidade analítica, de planejamento e controle financeiros, que subsidie os múltiplos processos de tomada de decisão da gestão financeira e empresarial. Dessa maneira, nosso egresso assumirá um perfil profissional empreendedor e gerenciador de negócios, com condições de compreender a complexidade e as contradições que delineiam a dinâmica organizacional do mercado e da sociedade, valorizando a ética, a inovação e o desenvolvimento sustentável”, infere.  

O aluno terá uma formação ética, científica, criativa, humanística, com experiência digital, capacitando-o com formação generalista, para atuar em todas as áreas que envolva a profissão. Além disso, a instituição adota no projeto pedagógico do curso algumas premissas, de acordo com Diego, que são:

  • Integração entre ensino, pesquisa e extensão. 
  • Utilização de novas metodologias de ensino e tecnologias inovadoras, que conduzam à reflexão crítica. 
  • Métodos didáticos apropriados ao ensino com o uso de tecnologia educacional contemporânea. Atuação em parceria com entidades da sociedade civil e em benefício de causas de interesse público, permitindo o envolvimento dos estudantes em práticas sociais solidárias e cooperativas, contribuindo para a sua formação ética e cidadã e o fomento à extensão. 
  • Promoção da inserção no mercado de trabalho, através do Unit Carreiras, que é um espaço voltado para os alunos da graduação, pós-graduação e egressos da Unit com foco na capacitação profissional, no gerenciamento e divulgação de oportunidades profissionais e de estágios, na orientação individual ao plano de carreira e na interação social por meio das redes sociais.

Leia também: Unit abre novo polo EAD em Bom Conselho (PE)

Compartilhe: