ESTUDE NA UNIT
MENU

PSA 2023.1 está com inscrições abertas até 28 de fevereiro

Serão ofertadas vinte vagas para o Curso de Mestrado e quinze vagas para o Curso de Doutorado. Confira o Edital.

às 19h42
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes (Unit)
Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes (Unit)
Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes (Unit) permite ao estudante desenvolver conhecimentos e pesquisas sobre a saúde da população. A Pós-Graduação reconhecida como ‘muito bom’ pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com seleção aberta para os cursos de Mestrado e Doutorado até o dia 28 de Fevereiro.

De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente, Margarete Zanardo Gomes, são ofertadas vinte vagas para o Curso de Mestrado e quinze vagas para o Curso de Doutorado.  E os discentes precisam se alerta para os prazos e não perder a oportunidade de viver essa experiência.

“Para os alunos que cursam a Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), a pesquisa científica será a base para a construção de suas dissertações e teses. Tais trabalhos de investigação, de caráter inovador, visam preencher lacunas do conhecimento e também promover melhorias na qualidade de vida de indivíduos, grupos e comunidades. Dessa forma, a pesquisa realizada no âmbito dos programas de pós-graduação favorece o desenvolvimento científico, tecnológico e social, do que os estudantes são, portanto, protagonistas”, afirma. 

O Programa

A grade curricular do Programa é montada para abordar o Ambiente, Saúde e Sociedade por meio das disciplinas de Tecnologia Ambiental Aplicada à Saúde, Metodologia do Ensino Superior, Epidemiologia em Saúde e Ambiente, Prospecção e Diagnose da Biodiversidade Regional, Métodos Estatísticos, disciplinas eletivas selecionadas pelos estudantes e atividades complementares.

Os docentes do PSA são pesquisadores doutores que possuem ampla experiência e são reconhecidos nacionalmente em suas áreas de pesquisa. Todos os docentes coordenam/coordenaram projetos de pesquisa financiados (por agências de fomento, parceiros públicos ou privados), atuam em laboratórios bem equipados, apresentam altos índices de publicações científicas e/ou de patentes depositadas. Além da experiência de formação no exterior, os docentes têm publicações conjuntas com parceiros do Brasil e de outros países. As suas áreas de formação são diversificadas, para atender às linhas de pesquisa de caráter interdisciplinar”, ressalta. 

A coordenadora explica que o Programa tem alunos com formação em diferentes áreas do conhecimento. “Os cursos de mestrado e doutorado qualificam o profissional para atuar no meio acadêmico, mas também em empresas, ONGs, centros de pesquisa e órgãos de gestão pública – conforme temos observado do perfil dos nossos egressos. Uma ampla gama de possibilidades profissionais, aliada a uma perspectiva de incremento na faixa salarial, pode justificar o interesse neste nível de formação”, comenta.

O PSA tem excelente avaliação nota 5 perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao MEC que regulamenta e avalia os cursos Stricto sensu. “Somos um programa com proposta interdisciplinar, que tem por objetivo formar mestres e doutores capazes de desenvolver e utilizar estratégias científicas e tecnológicas voltadas para a solução de problemas complexos, com ênfase para questões  socioeconômicos de interesse regional, atuando na docência e na pesquisa das relações entre saúde e ambiente. Há poucos programas com tais características no país e com este nível de avaliação/excelência, o que resulta na rápida alocação profissional dos discentes formados”, pontua. 

A coordenadora também destaca o incentivo da Unit para que os estudantes aproveitem ao máximo a experiência. “Para os discentes que atenderem aos requisitos, os benefícios incluem a possibilidade de isenção de mensalidades e de bolsa de estudos – inclusive para realização de parte das atividades em outros países (como o doutorado sanduíche). Há ainda programas de incentivo à participação em eventos científicos e deve ser mencionada a excelente  infraestrutura para pesquisa, aulas, biblioteca e ambientes de convivência”, conclui. 

Inscrições PSA

O Processo Seletivo será conduzido em diferentes etapas para os cursos de Mestrado e Doutorado. As etapas são eliminatórias e classificatórias. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deve prestar atenção aos pré-requisitos descritos no Edital.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na forma on-line através do site. Os interessados podem tirar suas dúvidas pelo e-mail: psa@unit.br ou pelo telefone: (79) 3218-2112.

 

Leia mais: Unit oferece atendimentos de saúde no evento Verão no Parque

Compartilhe: