ESTUDE NA UNIT
MENU

EAD é a modalidade do presente e futuro: entenda o motivo

A forte adesão ao EAD e os benefícios da modalidade mostram como ele não é apenas uma fonte complementar de conhecimento, mas é o futuro da educação

às 12h49
Professor e tutor do curso de Pedagogia da Unit, Ivan Rêgo
Professor e tutor do curso de Pedagogia da Unit, Ivan Rêgo
Compartilhe:

Há alguns anos, a Educação a Distância (EAD) era considerada uma modalidade de ensino secundária. No entanto, essa mudança de paradigma já estava acontecendo antes da pandemia da COVID-19, e se consolidou recentemente, quando as faculdades se viram obrigadas a migrar para o universo online e expandir o acesso aos cursos EAD.

No EAD, todas as relações de ensino e aprendizado são mediadas pela tecnologia, desde os trabalhos, exames e acesso a materiais didáticos. Para aderir a esse formato de ensino, o aluno só precisa de um dispositivo com acesso à internet. Ela tem se tornado tão popular entre os estudantes brasileiros a tal ponto que, hoje em dia, a maioria dos graduandos está matriculada em cursos a distância. Além disso, esse formato tem sido considerado o ensino do futuro. O professor e tutor do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Ivan Rêgo, explica o porquê. 

“A era digital e as novas tecnologias impuseram uma nova gestão do tempo. Nos diversos setores da vida, as tecnologias trouxeram um novo olhar, e na educação não é diferente. Nesse sentido, o aprender se democratizou e o EAD proporciona às pessoas que moram em áreas fora dos grandes centros possam também ter acesso à educação. Se antes para ter o estudo presencial era necessário morar próximo aos espaços educacionais, agora do quarto de casa o aluno pode se diplomar, independente de gênero ou idade”, explica.

Também é notório as vantagens e os diferenciais que a modalidade oferece. “Dentre os diferenciais está a promoção de uma maior interatividade entre alunos, professores e conteúdos educacionais dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além de quem estuda pela internet pode consumir informação de onde e quando quiser, desde que tenha acesso à rede. Sem contar que o aluno aprende a desenvolver a autogestão de tempo e auto organização, da vida, escolhendo onde, quando e como quer estudar”, destaca.

Unit EAD

Visando acompanhar as tendências e preparar cada vez mais os alunos para o mercado de trabalho, a Universidade Tiradentes oferece inúmeros cursos na modalidade a distância, onde o aluno pode escolher os formatos híbrido, semipresencial ou 100% online de acordo com suas necessidades.

São mais de 30 polos espalhados pelo Nordeste com uma estrutura de qualidade, além da plataforma de ensino inclusiva e de fácil acesso, o ensino também conta com uma equipe de corpo docente capacitada a suprir as demandas da sociedade atual, atuando sempre com metodologias ativas que contribuem com o ensino aprendizado do aluno.

“Para cada curso, seja tecnológico, licenciatura e bacharelado, as metodologias ativas proporcionam uma vivência teórico-prática e situações de caso que preparam o aluno para a realidade do mercado de trabalho. Além disso, a Universidade Tiradentes possui o AVA, que é interativo e cheio de recursos”, ressalta o professor. 

Já é possível vislumbrar como será o EAD daqui a alguns anos. “Penso que o ensino a distância já é uma realidade necessária em muitos lugares e no Brasil não será diferente. Será uma modalidade de estudo, engajamento e diplomação com demanda cada vez maior. Será uma nova forma de estudo andando lado a lado com o ensino presencial”, enfatiza.

Leia também: Metodologias do EAD: conheça algumas vertentes

Compartilhe: