ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Masterfitts está com inscrições abertas 

Os idosos que desejem participar do Projeto Masterfitts têm até o dia 12 fevereiro para realizar a inscrição.

às 13h44
Compartilhe:

O envelhecimento é um fenômeno natural e inevitável. O que pode ser revogado é envelhecer com saúde e qualidade de vida. E para garantir uma vida mais saudável para os idosos, o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA), da Universidade Tiradentes (Unit) está com inscrições abertas para o Projeto Masterfitts. Os interessados têm até o dia 11 de fevereiro para realizar o cadastro.

De acordo com o professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), doutor Estélio Henrique Martin Dantas, o Projeto já iniciou os trabalhos do semestre de 2023.1, captando alunos para integrarem a equipe de avaliadores.  

“Nos dias 1º a 8 de fevereiro os integrantes do Projeto Masterfitts realizaram visitas às Unidades de Saúde Básica (UBS), para a captação de participantes e de monitores. As inscrição para os alunos participarem do Projeto encerram nessa quarta-feira, 08. A partir desta quinta-feira, 9, até o sábado, 11, será realizada a capacitação dos avaliadores, para então seguirmos com a avaliação diagnóstica dos idosos”, explica.

Estélio ressalta a importância dos idosos realizarem as inscrições. Em 2022, o Projeto atendeu 128 idosos. Este ano, está com 60 vagas disponíveis nas quatro turmas. A meta é atingir um total de 240 pessoas idosas mais um grupo de controle (que funciona como fila de espera) de outras 60 pessoas idosas. 

“O objetivo desse Projeto é realizar, em um ambiente perfeitamente controlado, o treinamento da força muscular, da resistência aeróbica e da flexibilidade das pessoas idosas participantes. Nos estudos prévios ficou claro que o tipo de intervenção de alta intensidade que empregamos é capaz de melhorar: a autoavaliação de saúde; a autonomia funcional; o condicionamento físico e a densidade mineral óssea. Também reduzirá: os sintomas de depressão; o índice de vulnerabilidade; o risco cardiovascular e o de quedas. Por fim terá um efeito estabilizador sobre os indicadores biofísicos (pressão arterial, glicemia e lipídios sanguíneos); além de melhorar o nível de atividade física, a qualidade de vida e  a resiliência”, destaca.

Além dos idosos, os alunos participantes também são beneficiados. A doutoranda pelo PSA/Unit, Karollyni Dantas, ingressou no doutorado em 2022, trabalhando com Resiliência, Depressão e Qualidade de Vida. Para ela, estar atuando no Projeto tem sido uma oportunidade singular.

“Sou assistente social e tenho aprendido muito com o grupo de pessoas idosas que frequentam o Projeto semanalmente. Tenho vivido dias de muita aprendizagem e experiências fantásticas ao lado de profissionais conceituados. É um projeto interdisciplinar com enfermeiros, profissionais de educação física, nutricionista, psicólogos, assistente social, estudantes de medicina e médicos. Tenho mais três anos e meio de doutorado e com certeza continuarei atuando no Masterfitts com essa equipe brilhante”, afirma. 

Para a enfermeira e aluna de doutorado na PSA, Simone Figueiredo Freitas de Campos, a experiência também tem sido agregadora e enriquecedora. “O projeto Masterfitts vai muito além da prática de exercício físico. O Projeto resgata a autoestima e a essência vital de cada participante. É gratificante ver a alegria e o brilho nos olhos das pessoas idosas”, conclui.

Inscrições

O Projeto Masterfitts atende pessoas a partir de 60 anos. Para realizar a inscrição, o candidato precisa trazer um encaminhamento do médico da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Para mais informações, entre em contato com as doutorandas: simone.ffreitas@souunit.com.br e karollyni.bastos@souunit.com.br. Ou então comparecendo no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), localizado na sala 02 do Bloco F, campus Unit Farolândia. 

 

Leia mais: PSA 2023.1 está com inscrições abertas até 28 de fevereiro

Compartilhe: