ESTUDE NA UNIT
MENU

4 dicas de como manter os alunos do EAD motivados

Professora tutora revela dicas fundamentais para que a docência possa ministrar aulas engajadoras e motivar seus alunos; confira.

às 13h51
Professora tutora, Carla Leite
Professora tutora, Carla Leite
Compartilhe:

Uma das principais dificuldades que muitos professores possuem é em manter as aulas engajadoras no Ensino a Distância (EAD), isso porque não existe uma interação fisicamente próxima entre ele e os seus alunos. Mesmo com os fóruns de discussão e os chats para tirar dúvidas, nem todos conseguem ser produtivos. Entretanto, existem algumas técnicas que podem ajudar nessa hora.

Motivar e prender a atenção de um aluno no ambiente EAD se torna mais difícil que em um curso presencial uma vez que ele tem acesso a todas as distrações possíveis ao alcance da mão, como as redes sociais. No entanto, isso não pode ser um empecilho nem uma desculpa para o professor não fazer o máximo para engajá-lo. 

Pensando nisso, a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Carla Leite, trouxe algumas metodologias de como conquistar a atenção dos alunos no EAD, confira algumas delas:

1-Plano de aula atualizado:  É importante investir no plano de aula para garantir que haverá sempre um conteúdo diferente com atividades interativas e outras formas de conteúdo, em mídias variadas. “Ter aulas mais dinâmicas, como estudo de casos, debates, etc.”, pontua a professora tutora.

2-Interação:  Algumas plataformas de ensino possuem métodos de interação entre alunos e professores, mas desenvolver métodos diferentes de interagir com os alunos é sempre uma boa opção. “É fundamental ter uma boa comunicação com o aluno para que ele se sinta à vontade durante as aulas”, enfatiza.

3-Sair da rotina: Repassar o conteúdo muitas vezes pode ser desgastante, principalmente quando o aluno não tem muito interesse pela matéria. Dessa forma, é importante inovar as aulas. “O professor tutor tem a possibilidade de criar eventos, como palestras, Workshop, etc. Sair da rotina é importante”, conta.

4-Ser presente: Existem muitos professores ou pessoas que possuem um conhecimento e decidem passar adiante. Uma boa ideia é acompanhá-los e ver como eles passam a informação que desejam. “Quando o professor é mais presente na vida do aluno, ele consegue visualizar essa evolução, e, assim, poder cobrar mais dele em relação aos estudos”, destaca.  

Leia também: EAD é a modalidade do presente e futuro: entenda o motivo

Compartilhe: