ESTUDE NA UNIT
MENU

Vice-reitor recepciona calouros do Projeto Inova Tiradentes 

Nesta segunda-feira, 13, calouros de seis cursos participaram de um momento especial em que o Projeto Inova Tiradentes foi apresentado.

às 20h48
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) já deu o start no início do Semestre Letivo 2023.1. Este ano, a instituição preparou uma recepção para os alunos calouros do projeto Inova Tiradentes. O evento reuniu pró-reitores, coordenadores e corpo docente para apresentar o novo conceito em ensino.

O vice-reitor, Jouberto Uchôa Júnior, afirma que a instituição está preparada para receber os novos alunos. “Durante cerca de quatro meses de trabalho envolvendo coordenadores dos cursos, equipe administrativa, realizamos atualização do sistema de processos e ainda contamos com consultores para chegar nesse momento com total segurança. O momento é desafiador, dá um certo frio na barriga por fazer um movimento novo. Mas tenho certeza que todos estão engajados para atingir a excelência nesse Projeto”, ressalta.

Durante as boas-vindas, os alunos dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecatrônica e Psicologia participaram de uma palestra apresentada pelo gerente de Marketing do Corporativo, Evandro Neto, que apresentou o conceito do Projeto Inova Tiradentes.

De acordo com Evandro, essa nova modalidade de ensino vai propiciar aos estudantes autonomia e aprendizagem colaborativa. “O aluno vai ter na Unit estrutura e ferramentas para poder extrair conhecimento, criar seus próprios projetos. O aluno vai ter autonomia para escolher os temas que têm interesse em pesquisar, vai poder convidar mentores para instruí-los e a Universidade vai ser o facilitador. Dando as ferramentas e a instrução, mas a execução só depende do aluno. É aí que o aluno vai perceber que o mercado de trabalho escolhe profissionais capacitados, que sabem o que estão fazendo e fazem com excelência”, destaca.

Para a caloura do curso de Psicologia, Cecília Vitória dos Santos Rocha, a palestra de boas-vindas foi um momento acolhedor muito importante para os novos alunos. “Essa preocupação em explicar como vai ser o Projeto Inova Tiradentes, apresentar os coordenadores dos cursos, ter um momento para tirar nossas dúvidas, é muito importante. Estou muito empolgada para essa nova fase da minha vida”, diz.

Já a caloura do curso de Educação Física, Bruna Santos Lima Costa, afirma estar ansiosa para as aulas práticas. “Estudar na Unit sempre foi um sonho pra mim. A estrutura, as quadras esportivas, os professores, tudo colaborou para a minha decisão de estudar aqui. E hoje, durante a apresentação, eu tive ainda mais certeza da minha escolha por ver o cuidado que tiveram com a gente mostrando a Universidade e as novidades”, completa. 

Semana de boas-vindas

A pró-reitora de graduação da Universidade Tiradentes, professora Arleide Barreto, conta que nesta segunda-feira, 13, além da palestra e um tour pela instituição, os alunos foram presenteados pelas coordenações operacionais com um kit do Projeto Inova Tiradentes.

“Preparamos uma programação para que o aluno chegue na Universidade e seja bem recebido, acolhido e também instruído. Porque ele vai chegar e vai ter o impacto de não ter a grade curricular já pronta, vai ser direcionado para a aprendizagem baseada em projetos”, explica.   

No campus Farolândia, os calouros de todos os turnos do projeto Inova Tiradentes irão conhecer os diferenciais  apresentados pelo gerente de Marketing Corporativo, professor Evandro Neto. 

Já na  sexta-feira, 17, os alunos do projeto Inova Tiradentes participarão de um tour guiado por mentores da Unit, que percorrerão diversos roteiros, apresentando diferenciais como:  o Tiradentes Innovation Center, Unit Carreiras, coordenação de Relações Internacionais  e, claro, o Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros (DAAF). 

A programação  de boas-vindas encerrará  no dia 24, com um talkshow apresentado pelo professor Alvaci Resende, que ainda terá a presença de três egressos de sucesso da Unit: Bruno Teles, o diretor do Campus Unit Propriá, falando sobre disciplina e superação; a arquiteta Isabelle Ribeiro, trazendo um pouco de inovação e cultura colaborativa; e o engenheiro Denisson Santos, compartilhando sua experiência e importância da Internacionalização e Pesquisa. 

E para animar a noite um show com a banda Os Pés de Cana. O evento será realizado na Arena externa do Innovation Center (TIC) e no canal do Youtube da Unit.

 

Leia mais: Vestibular de Bolsas Unit oferece vagas remanescentes

Compartilhe: