A Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Tiradentes (Unit) realizou uma aula para o desenvolvimento das habilidades práticas da Reparação Perineal. Os profissionais que desejem atuar como enfermeiros obstetras em maternidades e serviços de saúde foram introduzidos à assistência à saúde materno infantil.
Durante a aula ministrada pelo egresso, doutorando em Ciências da Saúde (UFS) e Especialista em Enfermagem Obstétrica, professor Max Oliveira Menezes, foram ampliadas as discussões acerca das boas práticas na assistência ao parto e nascimento, subsidiadas por evidências científicas, cuidado humanizado e protagonismo da gestante e família.
O professor que já esteve como gerente do Centro Obstétrico e atualmente é Gestor de Qualidade da Maternidade Santa Izabel, diz está muito grato pela oportunidade de compartilhar seus conhecimentos com os estudantes. “Enquanto facilitador, é uma honra poder colaborar com a formação de Enfermeiros Especialista em Obstetrícia, fortalecendo a categoria e propiciando junto à Unit, a disponibilidade de profissionais qualificados para assistência materno-infantil”, afirma.
O mercado, cada vez mais competitivo, exige do enfermeiro obstetra que ele atualize constantemente os seus conhecimentos. De acordo com a professora doutora Maria Pureza, o Centro de Técnicas Cirúrgicas conta com a infraestrutura e equipamentos necessários para simulação realística da episiorrafia e dos diversos tipos de sutura, utilizando materiais adequados, que contribuem para a qualidade da assistência.
“Nesse contexto, sabe-se o quanto é importante a qualificação profissional, especificamente de Enfermeiros Obstetras, que podem vivenciar a atuação autônoma ou compartilhada com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar”, destaca.
Para a enfermeira especialista em Pediatria e Neonatologia, Tawana Bárbara, essa oportunidade foi uma experiência espetacular. “A aula de reparação perineal nos proporcionou ensinamentos sobre a teoria e prática das diversas técnicas de sutura. O professor Max é encorajador, ele ajuda muito a clarear o cenário de parto real, então entender e praticar estas técnicas além de agregar uma bagagem de conhecimento, dá uma segurança maior para o campo de estágio/trabalho”, afirma.
“A opção pela Enfermagem obstétrica foi para complementar a minha formação, sempre fui apaixonada pelo cenário materno infantil e minha busca por conhecimento foi sempre nessa área, sou especialista em pediatria e neonatologia e acredito que com a Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica seria uma profissional completa, no cenário em que quero atuar. Indico esse curso para todos porque a equipe pedagógica da pós graduação é muito boa e a Unit oferece um estrutura de qualidade com laboratórios e salas bem equipados”, conclui.
Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica
A Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica habilita o enfermeiro para assistir de forma integral, humanizada e sistematizada à mulher, considerando o perfil epidemiológico, as políticas de saúde, os transtornos e disfunções obstétricas, neonatológicas mais frequentes e assistir à mulher no período gestacional, durante o parto natural sem distorcia, ao recém nascido em sala de parto e puerpério.
No curso, o estudante vai aprender como prestar assistência de Enfermagem Perinatal nos diferentes níveis de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
As aulas são realizadas nas quintas-feiras das 18h às 22h, às sextas-feiras das 13h às 17h e das 18h às 22h e aos sábados das 8h às 12h (em módulos de 16h). O início das aulas do semestre 2023.1 está previsto para o dia 23 de Março. As inscrições podem ser realizadas neste link.
Leia mais: Curso prepara profissionais para administração hospitalar