ESTUDE NA UNIT
MENU

NAPPS realiza ações de acolhimento e informação

Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) realiza ações de informação, prevenção e acolhimento para alunos e colaboradores 

às 15h22
NAPPS em Ação
NAPPS em Ação
NAPPS em Ação
NAPPS em Ação
NAPPS em Ação
NAPPS em Ação
Compartilhe:

Durante o mês de fevereiro, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) realiza ações de informação, prevenção e acolhimento para alunos, colaboradores e prestadores de serviços da Universidade Tiradentes (Unit). 

No dia 8, a equipe levou para o Campus Unit Estância uma palestra com a coordenadora do NAPPS, a assistente social Kátia Maria Araújo Souza, e com a psicóloga do Núcleo, Ana Olívia Freire Sotero de Menezes, com o tema: “Saúde e Relações Interpessoais: Eu e o Outro”.

“Trata-se de um projeto criado para levar aos alunos e colaboradores os serviços oferecidos pelo NAPPS. O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial faz um trabalho voltado para o acolhimento social, saúde mental, acompanhamento psicológico para os alunos e também para os colaboradores da Unit. É necessário divulgar esses serviços para que as pessoas saibam do fundamental papel do NAPPSs”, destaca.

Já no último dia 11, o Núcleo realizou uma roda de conversa com o tema: “Colocando o Pingo nos I’s”. De acordo com a coordenadora do NAPPS, esse momento foi idealizado para orientar docentes e colaboradores da Unit como deve ser realizado, desde o acolhimento à intervenção pedagógica, o tratamento com aluno Autista ou com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 

“O evento foi realizado no Campus Farolândia e contou com a participação de professores e colaboradores que estão diretamente envolvidos no atendimento aos alunos. É importante fazer ações como essa para que o profissional esteja apto para acolher e ajudar esses alunos a se adaptarem. Sabemos que pessoas com algum tipo de transtorno mental tendem a ter mais dificuldade de se adaptar a novos ambientes. Devido a necessidade recebê-los melhor, fizemos uma capacitação para orientar como atender as necessidades dos estudantes com autismo ou TDAH”, explica.

“A gente só respeita e defende aquilo que conhecemos. Por isso, a importância de preparar o professor e colaborador para relações interpessoais e saúde mental dos estudantes vai impactar em um atendimento mais humanizado, específico para atender as necessidades deles. Quanto mais informação, melhor será a recepção e o atendimento dos docentes e colaboradores aos estudantes”, afirma. 

Programação NAPPS

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) organizou mais algumas ações para o mês de fevereiro. No sábado, dia 25, será realizada no campus Farolândia, uma palestra sobre saúde física e mental, com a presença do endocrinologista doutor Raimundo Sotero, que irá abordar cuidados com o corpo e cuidados para a prevenção da diabetes. Já a psiquiatra Tassia Mayara Rollemberg e a psicóloga Ana Olivia Freire Sotero de Menezes abordarão os cuidados com a saúde mental. A mediação do bate-papo será feita pela assistente social do NAPPS, Kátia Maria Araújo Souza.

Na segunda-feira, 27, será realizada também na sala 8, bloco D, campus Farolândia, uma oficina de Ledor-transcritor. O evento será aberto para o público em geral e irá abordar o que é a profissão e a importância das instituições de ensino terem à disposição dos alunos esse tipo de profissional. Ainda no mesmo dia, a equipe do NAPPS comparecerá à aula inaugural do campus Unit Propriá a partir das 19h, em mais uma edição da palestra sobre saúde mental e relações interpessoais.

Já no dia 11 de março, o NAPPS fará uma capacitação com docentes e colaboradores da Unit para orientá-los quanto ao atendimento aos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A equipe irá orientar os profissionais como identificar os sintomas, as legislações, como elaborar uma prova para atender as necessidades dos alunos e também como agir em situações atípicas.

Para mais informações sobre os eventos, basta entrar em contato pelos telefones: (79) 3218 2170/3218 2270 ou pelo e-mail: Napps@unit.br

 

Leia mais: Benefícios e diferenciais do NAPPS para alunos e egressos EAD

Compartilhe: