ESTUDE NA UNIT
MENU

Docentes da Unit e CHA escrevem artigo científico em parceria

No artigo, os professores doutores Estélio Dantas e Matthew Corey, esclarecem como são respostas hemodinâmicas em treinos com idosos.

às 12h19
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Universidade Tiradentes (Unit), Dr. Estélio Henrique Martin Dantas, fez uma parceria com o médico e professor americano Dr. Matthew Corey, geriatra e diretor de farmacoterapia do Cambridge Health Alliance (CHA). Juntos, eles escreveram um artigo científico sobre efeitos, respostas hemodinâmicas e desempenho da caminhada em pessoas idosas.

“Ano passado o professor Matthew esteve conosco na Unit, ministrando um curso sobre a conduta com a pessoa idosa. Como esse tema é um dos meus preferidos, a coordenação do curso de Medicina e a Coordenação de Relações Internacionais, me consultaram se eu poderia acompanhá-lo. Assim, surgiu o interesse de trabalharmos juntos”, conta o professor doutor Estélio.

De acordo com o professor, a proposta do artigo é esclarecer como são as respostas de diferentes tipos de treinamento neuromuscular em grupos distintos. “Um treinando com intensidades de 50 a 70%, um segundo que treinou com intensidades de 70 a 85% e um grupo de controle que não treinou. Verificamos após 16 semanas de treinamento como estavam as respostas hemodinâmicas (frequência cardíaca, pressão arterial) a potência aeróbica (consumo máximo de oxigênio) e o desempenho na caminhada”, explica.

Intercâmbio científico

Para Dantas, o intercâmbio científico é muito importante. “Um dos parâmetros de avaliação de qualidade da Unit é a internacionalização. Trazer para nossos estudantes de graduação e de pós-graduação a possibilidade de internacionalizar seus currículos e experiências são garantias de melhor inserção no mercado de trabalho”, conclui.

O professor norte-americano, doutor Matthew Corey, endossa a importância da troca de conhecimentos entre escolas de medicina e pesquisadores de países diferentes. “O professor Estélio e seus colegas sabem mais sobre fisiologia do exercício em idosos do que eu jamais poderia esperar aprender. Pesquisadores de gerontologia em todos os cantos do globo precisam colaborar para melhor apoiar a população mundial que envelhece rapidamente”, ressalta.

“A Universidade Tiradentes e a Cambridge Health Alliance têm uma parceria de longa data. Já recebi vários alunos do curso de medicina em minha clínica, onde eles aprenderam a fazer um histórico e exame físico com foco em geriatria. Professores de faculdades de medicina, como eu, estão viajando para Aracaju para aprender sobre o sistema médico no Brasil e expor os alunos da Unit às últimas descobertas da medicina americana”, relembra Corey.

O artigo

O trabalho fez parte da tese de doutorado da professora Fabiana Scartoni (Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Católica de Petrópolis), realizado no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da universidade (Labimh/Unit), de acordo com os propósitos do Projeto Masterfits, também desenvolvido na Unit. “Tivemos o privilégio de publicá-lo no International Journal of Environmental Research and Public Health, uma revista indexada no Web of Science e com fator de impacto de 4.614”, comemora o professor doutor Estélio Dantas.

O artigo ‘Efeitos Crônicos de Diferentes Tipos de Treinamento Neuromuscular nas Respostas Hemodinâmicas VO2max Estimado e Desempenho de Caminhada em Pessoas Mais Idosas’, em inglês, ‘Chronic Effects of Different Types of Neuromuscular Training on Hemodynamic Responses Estimated VO2max, and Walking Performance in Older People’, está disponível no link.

 

Leia também: AD Scientific Index 2023 cita pesquisadores da Unit em ranking

Compartilhe: