ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso de Direito fala sobre o êxtase em passar na prova da OAB

Ronald da Silva Monte Santo realizou o sonho de se aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e compartilha sua experiência

às 18h27
Egresso de Direito, Ronald da Silva Monte Santo
Egresso de Direito, Ronald da Silva Monte Santo
Compartilhe:

Passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o objetivo dos alunos que estão concluindo o curso de Direito. Ter o nome na lista dos aprovados é a concretização de um sonho. E essa foi a experiência do egresso da Universidade Tiradentes (Unit), Ronald da Silva Monte Santo, aprovado no 35º Exame da Ordem.

O egresso conta que teve uma boa experiência enquanto se preparava para a prova. “Inicialmente tive um pouco de tensão quanto ao tempo para estudo, já que estava no 10º período. E com isso estava fazendo estágio, iniciando o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estudando para a prova da OAB. Mas fui me adequando aos horários que tinha e consegui manter uma rotina de estudo”, diz.

Para ele, o principal fator do seu sucesso foi o empenho aplicado durante a preparação para realizar o exame. “Me dediquei ao máximo para essa prova. Para isso mantive uma rotina de estudo de no mínimo três horas diárias para a prova da OAB, focando principalmente nas matérias de maior peso. A Unit dispôs de aulões aos sábados para responder questões e também acesso gratuito ao Meu Curso. Isso me ajudou muito, já que tinha um cronograma a cumprir pela plataforma”, afirma.

Ronald conta que mudou seu comportamento pré-prova para driblar a tensão e nervosismo. “De início, sempre mantive uma intensa rotina de estudos e isso me cansava. E para diminuir a tensão sempre praticava exercícios físicos e tirava um dia para meu lazer. A tensão durante a prova seria inevitável, mas mentalizei apenas energias positivas, acreditei em mim mesmo e fiz a prova com dedicação. Fiz um cronograma de responder 20 questões por hora e com isso teria tempo e tranquilidade para terminar a prova, e, consequentemente não fiquei muito tenso durante a realização da prova”, explica.

O egresso relembra que no dia da aplicação do exame a Unit preparou uma recepção para os alunos. “A Unit estava apoiando no dia da prova, distribuindo lanche, água e canetas para os alunos. Além da motivação dos professores e dos coordenadores, que deram aquele apoio e nos passaram mais confiança. Isso foi importante pra mim. Aquela motivação final representou uma expectativa por parte dos professores e me deixou mais tranquilo para fazer a prova”, frisa.

Após a prova é comum que os alunos também fiquem na expectativa para a correção. Ronald conta que a espera não foi tão difícil. “A correção da prova não demorou muito, logo na saída do colégio já me encontrei com alguns amigos e corrigimos ali mesmo com o gabarito disponibilizado na Internet. Eu me saí bem, fui aprovado na primeira tentativa. Obtive um percentual de mais de 70% de acertos, ou seja, o resultado foi melhor que o esperado”, destaca.

O advogado aproveitou a oportunidade para incentivar os alunos que irão fazer a prova no domingo, 27. “Para quem vai prestar o exame de ordem eu falo o seguinte: primeiramente, acreditem em vocês, lembrem que o conteúdo da prova já vimos no decorrer do curso, então é mais uma questão de relembrar. Montem um cronograma de estudos, valorizando mais as matérias com peso alto, mantenham o foco de estudar constantemente, respondam questões e façam simulados das provas anteriores, com tempo cronometrado. E na hora da prova, pensamentos positivos, isso fará com que fique mais tranquilo e consiga fazer a prova com calma. E, consequentemente, a aprovação virá”, conclui. 

 

Leia mais: Projeto Unit com Você na OAB oferece aulas gratuitas

Compartilhe: