ESTUDE NA UNIT
MENU

Mega-sena: saiba como cuidar do dinheiro do prêmio

“Fazer mudanças abruptas no padrão de vida sem planejamento pode ser muito prejudicial”, diz economista e professor da Unit, Josenito Oliveira.

às 21h10
Professor da Graduação e Pós-graduação da Unit, Josenito Oliveira
Professor da Graduação e Pós-graduação da Unit, Josenito Oliveira
Compartilhe:

Qual é a probabilidade de ser o único ganhador de um prêmio acumulado? Ganhar na Mega-Sena é um sonho para muitos brasileiros. Em um ano, quase 6 milhões de pessoas apostaram na loteria, ou seja, 4% da população adulta. Mas nem todos os apostadores sabem o que fazer com o prêmio. 

Segundo o professor da Graduação e Pós-graduação da Universidade Tiradentes (Unit) e economista, Josenito Oliveira, o apostador não precisa se preocupar com o IR. “O dinheiro recebido na Mega-Sena já vem descontado do Imposto de Renda, e a distribuição dos prêmios entre os apostadores é isenta de qualquer outro ônus tributário”, diz. 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os prêmios pagos pela loteria são tributados à alíquota de 30% na fonte, os valores do prêmio que são divulgados já estão descontados do Imposto de Renda (IR). 

Muitas pessoas não sabem como reagir com tanto dinheiro na conta. O professor ressalta a importância de ter um planejamento financeiro. “Após receber a confirmação do prêmio, é sugerido para o ganhador que mantenha a sua vida na normalidade. Fazer mudanças abruptas no padrão de vida sem planejamento pode ser muito prejudicial. Nesse momento é preciso ter cautela, calma e planejamento para saber administrar bem o dinheiro”, destaca.

Sugestões de carteiras de acordo com o perfil de cada investidor:

O economista faz o perfil de três tipos de investidores. “Existem os investidores mais conservadores, os investidores moderados e os investidores arrojados. Então para cada um existem maneiras diferentes de como aplicar o dinheiro. O percentual independente do valor do prêmio e quais os tipos de aplicações, ou seja,  uma carteira de investimentos bastante diversificada”, explica.

As sugestões de quanto ele deve aplicar, de acordo com o economista Josenito:  

Conservador

Poupança: 40% 

Renda Fixa (0,9% ao mês): 20% 

Tesouro Direto: 10% 

Imóveis: 30% 

Moderado

Poupança: 20% 

Renda Fixa: 22%

Tesouro Direto: 20%

Fundos de ações: 15%

Dólar: 8%

Imóveis: 15%

Arrojado

Renda Fixa: 20% 

Tesouro Direto: 10% 

Dólar (renda variável): 10%

Ações (renda variável): 30% 

Ações estrangeiras BDRs (renda variável): 10%

Fundos de Investimentos Imobiliários(renda variável): 20%

Mega-Sena 

O sorteio é realizado às quartas-feiras. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, pelo site ou no app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Prescrição dos prêmios

Não havendo ganhador em qualquer faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.

De acordo com a Caixa, os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Depois desse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Quem ganhar um prêmio de loteria deve guardar os comprovantes que provam a origem e natureza jurídica desse rendimento e informar os valores no Imposto de Renda do ano seguinte. O valor tem de ser declarado apenas para a Receita ter conhecimento do patrimônio da pessoa. 

 

Com informações do Valor Investe  e O perfil dos apostadores de loteria no Brasil

 

Leia mais: NAF oferece serviço de declaração de Imposto de Renda de MEI

Compartilhe: