ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF oferece serviço de declaração de Imposto de Renda de MEI

Os Microempreendedores Individuais (MEI) têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração para a Receita Federal. 

às 20h55
Arquivo Unit
Arquivo Unit
Compartilhe:

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da Universidade Tiradentes (NAF-Unit) oferece para a população diversos serviços, dentre eles, a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) e a alteração do nome empresarial. Os serviços são realizados gratuitamente. Os MEIs têm até o dia 31 de maio para entregar a documentação para a Receita Federal. 

De acordo com a coordenadora do NAF da Unit, Flávia Karla Gonçalves, o MEI deve preencher a DASN-SIMEI indicando o faturamento arrecadado no ano de 2022. O limite anual de faturamento do MEI é de até oitenta e um mil reais. Porém, o documento deve ser enviado mesmo que o MEI não tenha tido receitas durante o ano. 

“Já estamos fazendo a declaração anual do MEI. Os interessados podem entrar em contato com o NAF para fazer a declaração da receita que tiveram até dezembro de 2022. É importante lembrar que passando o prazo de envio eles podem fazer depois em atraso, mas vai gerar uma multa por entrega para declaração em atraso”, alerta.

O NAF também oferece o serviço de alteração do nome empresarial. “A alteração é automática, mas tem que entrar no sistema, porque antes o nome empresarial era o nome da pessoa do MEI mais o CPF. Isso ocorre devido a Lei Geral de Proteção de Dados, que altera o nome empresarial e passando a ficar alguns alguns números do CNPJ mais o nome da pessoa, então é interessante ter aí esse sigilo no documento no CNPJ”, explica.

Os atendimentos estão sendo realizados em três locais diferentes: no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) da Rua do Turista, no CEAC da Rodoviária Nova, das 7h às 11h. E no NAF Unit na rua Lagarto, nº 253, centro, das 8h às 12h. 

A partir do dia 3 de fevereiro, o Naf Unit Centro oferece todas as sextas-feiras o serviço de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os interessados no atendimento podem agendar pelo telefone: 3218-2325.

Estágio NAF Unit 

Todos os semestres o NAF Unit lança o edital para os alunos que têm interesse em participar, viver na prática o que eles aprendem na teoria. “Podem participar alunos a partir do primeiro período de qualquer curso da área de gestão. É no estágio onde os alunos irão adquirir aprendizado e vivência na prática. No final, eles ganham um certificado de horas complementares e ainda podem receber uma remuneração”, destaca.

Leia mais: Experiências profissionais impulsionam integrantes do NAF-Unit

Compartilhe: