ESTUDE NA UNIT
MENU

Cursos de Tecnologia: conheça as habilidades mais promissoras

As profissões atreladas às áreas da tecnologia têm crescido exponencialmente no Brasil, bem como a demanda por esses profissionais que aumenta a cada dia.

às 12h18
Professor dos cursos de tecnologia da Unit, Manoel Dantas
Professor dos cursos de tecnologia da Unit, Manoel Dantas
Compartilhe:

De acordo com dados levantados pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), entre os anos de 2023 e 2025, o Brasil terá uma demanda de 797 mil novos empregos na área. O aumento da demanda desses profissionais também acarreta na valorização deles.

As áreas de tecnologia são as que mais pagam no Brasil e prometem ainda mais crescimento. Portanto, escolher essa área é uma ótima alternativa. Porém, ela demanda muita capacitação profissional, com habilidades e conhecimento sólido em programação, linguagens, softwares, etc. O professor dos cursos de tecnologia da Universidade Tiradentes (Unit), Manoel Dantas destaca as principais habilidades requeridas por esses profissionais.

“Sempre pensamos que entre as habilidades mais requeridas nas áreas de tecnologia o principal é o perfil mais técnico e o pensamento lógico, mas outras competências são igualmente importantes e vão desde a criatividade, empatia e a facilidade de se trabalhar em equipe, até a chamada flexibilidade cognitiva, organização, foco e estar sempre disponível para aprender coisas novas e a se comunicar bem, que são alguns dos principais requisitos do mercado”, pontua.

Além das habilidades citadas, existem as que são indispensáveis para colocar o profissional dessa área à frente, sendo elas:

  • Adaptabilidade: A tecnologia está mudando o tempo todo, e há novos softwares, recursos, plataformas e hábitos a todo momento. Por isso, é imprescindível que o profissional da tecnologia não seja apegado, e consiga se adaptar facilmente a novas realidades.
  • Liderança: As empresas cada vez mais querem contratar profissionais capazes de liderar e de assumir posições de destaque ao longo dos anos. Na tecnologia, a prospecção de carreira é longa, e ter habilidades de liderança é um grande diferencial!
  • Agilidade: Na área da tecnologia, é preciso agir rápido. As demandas geralmente são urgentes e precisam ser resolvidas instantaneamente. Porém, não são tarefas fáceis, e por isso é preciso que o profissional seja ágil.
  • Ser autodidata: Tanto para entrar na área como para se atualizar nela, é importante que o profissional da tecnologia seja capaz de aprender sozinho, porque ele sempre terá que aprender coisas novas e complementares.
  • Conhecimento de línguas estrangeiras: A maioria das linguagens de programação, leituras, softwares, etc. são em inglês, ou em outras línguas estrangeiras. Então, é preciso que o profissional, ao menos, consiga compreender palavras-chave em outras línguas.

Cursos na área de tecnologia

A Unit oferece inúmeros cursos voltados para a área da tecnologia, presentes na modalidade de Educação a Distância (EAD), permitindo que o aluno coloque em prática algumas dessas habilidades e tenha maior autonomia e responsabilidade acerca do seu próprio tempo de estudo. Além de preparar os alunos para o mercado de trabalho.

“Na área de Tecnologia da Informação, a Unit procura oferecer sempre cursos que trabalhem profissionais preparados para o mundo competitivo e que conquistem seus diferenciais, seja a partir do curso de Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, enfatiza Manoel Dantas.

O professor ainda ressalta quais são os cursos de maior destaque no mercado que a Unit oferece. “Os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas são as opções atuais de formação em nossa universidade e atendem a demandas diferentes, com formação semelhante, claro, mas evidenciando cada um à sua ênfase específica, seja mais acadêmico e teórico, prático e abrangente ou mesmo focado em uma formação mais concentrada ao que o mercado solicita de imediato”, elenca.

Leia também: A relação entre práticas pedagógicas e o professor tutor EAD

Compartilhe: