ESTUDE NA UNIT
MENU

Áreas de atuação para os profissionais de Educação Física

Educação Física é uma área que está em alta e há sempre demanda; realizar o curso é uma excelente opção para quem quer se inserir no mercado de trabalho

às 12h35
Coordenador operacional dos cursos da Saúde da Unit, Antenor de Oliveira Silva Neto
Coordenador operacional dos cursos da Saúde da Unit, Antenor de Oliveira Silva Neto
Compartilhe:

Decidir qual curso escolher na faculdade não costuma ser uma missão difícil para aqueles que gostam de praticar atividades físicas e que possuem aptidão nas aulas de biologia durante a escola: na maioria das vezes, o curso de Educação Física é a primeira opção que passa pela cabeça desses estudantes. 

A graduação dura cerca de 4 anos, e o estudante pode optar pelo Bacharelado ou pela Licenciatura. O primeiro tem o objetivo de formar um profissional apto a atuar no controle e prescrição de atividades físicas e treinamentos nas várias modalidades desportivas em clubes, hotéis e academias. Já o segundo forma professores para atuar no ensino infantil, fundamental e médio.

Na Universidade Tiradentes (Unit), o curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) e presencial, permitindo que o aluno adeque o melhor modelo a sua rotina e demais tarefas do dia a dia. De acordo com o coordenador operacional dos cursos da Saúde da Unit, Antenor de Oliveira Silva Neto, essa é uma ótima área, principalmente no que diz respeito aos estágios e mercado de trabalho.

“O aluno do curso de Educação Física bacharelado nas modalidades presencial e EAD, pode estagiar em qualquer área que tenha atuação profissional. Seja academia, clubes esportivos, clínicas, hospitais ou com personal trainer. É importante destacar que o curso na modalidade EAD na Unit não é 100% online, os encontros e práticas presenciais acontecem semanalmente no polo e isso garante a qualidade na formação acadêmica e profissional”, destaca.

Campo de atuação

O campo de atuação para o profissional de Educação Física é vasto e cheio de oportunidades, confira as principais:

  1. Esportes: Por trás de um time bem preparado e dos bons resultados de uma equipe esportiva, existe um treinador capacitado para tirar o melhor dos atletas ao longo de toda a jornada. O que talvez ainda não saiba é que esse treinador, na maioria das vezes, é um profissional de Educação Física.
  2. Academias: Por questões de saúde ou estética ou para aliviar o estresse na rotina de trabalho: eis alguns dos motivos pelos quais o número de brasileiros matriculados em academias vem crescendo nos últimos anos. Se mais pessoas frequentam esses espaços, a tendência é que cada vez mais instrutores sejam contratados.
  3. Reabilitação: A prática irregular de atividades físicas ou uma rotina muito sedentária podem gerar problemas que só são resolvidos com o auxílio de dois profissionais importantíssimos: um fisioterapeuta e um educador físico, que devem trabalhar em conjunto para que o paciente tenha bons resultados.
  4. Ensino: Esse, provavelmente, é o ramo de atuação mais conhecido pelos licenciados em Educação Física; afinal, o trabalho em escolas de todos os níveis de ensino é indispensável para que crianças e adolescentes sejam apresentados às práticas esportivas desde os primeiros anos de vida.
  5. Empreendedorismo em saúde: O número de empreendedores no Brasil aumentou, e o profissional de Educação Física também pode empreender na sua área. Além da possibilidade de abrir sua própria academia, o educador físico pode atuar como personal trainer de pessoas que querem melhorar o condicionamento físico, mas que preferem não ir a centros de treinamento ou gostam de um atendimento mais próximo.

Como se inserir no mercado

Muitos alunos conseguem se inserir no mercado durante os estágios, ainda na faculdade, mas para isso, segundo Antenor, é importante ter dedicação aos estudos de forma que aprofunde o conhecimento adquirido na sala de aula. Ele menciona que a utilização de outras fontes como livros, artigos científicos, podcasts e canais que fomentem saberes necessários à prática da profissão são fundamentais. 

“A participação em eventos e cursos da área pode potencializar e abrir portas. Além disso, escolher uma boa universidade que investe em pesquisa e extensão é imprescindível. Neste sentido, a Unit oferece o Unit Carreiras que oferece estágios e foca na empregabilidade com inúmeros parceiros, bem como, possibilidade de intercâmbios. Isso coloca o estudante em um nível mais elevado no mercado de trabalho”, acrescenta.

Antenor ainda pontua algumas dicas indispensáveis para obter sucesso na carreira. “O estudante deve dar o máximo de si e realizar as atividades com muito afinco, pois são atitudes que o conduzirão aos requisitos exigidos no mercado de trabalho. Além disso, ele precisará ampliar os horizontes e buscar conhecimento fora dos muros da universidade e fazer networking. O aluno quando demonstra interesse, certamente se coloca em posição de descobertas e isso aumenta muito as chances de entrar no mercado de trabalho”, ressaltou.

Leia também: Como montar um currículo atrativo para o mercado de trabalho

Compartilhe: