ESTUDE NA UNIT
MENU

Enade 2023: quais cursos serão contemplados?

Participarão da avaliação referente ao Ano 1 do Ciclo alunos de pelo menos 20 cursos da Universidade Tiradentes (Unit).

às 14h07
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos estudantes que concluíram cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

De acordo com o gerente de qualidade da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Tiradentes (Unit), Antônio Minoru, nesta edição participam ou participarão do Enade alunos dos cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia Mecatrônica; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Medicina; Nutrição e Odontologia

E dos cursos tecnólogos em Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho.   

“O Enade pode ser uma oportunidade para que o estudante identifique seus pontos fracos e fortes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências avaliadas. Isso pode ajudar o mesmo a direcionar seus estudos e se preparar melhor para o mercado de trabalho, pois algumas empresas e instituições utilizam o resultado como um critério de seleção para contratação de profissionais. Um bom desempenho pode aumentar as chances do aluno ser reconhecido no mercado de trabalho”, afirma.

Quem participa do Enade 2023?

O gerente de qualidade afirma que ao longo dos anos, a Unit busca criar uma cultura de resultados satisfatórios a partir dos indicadores de qualidade acadêmica. A partir da análise de resultados anteriores disponíveis em relatórios do INEP e de consultorias, simulados e instrumentos de tratamento e análise de dados, a Instituição oferece aos estudantes as melhores ações estratégicas (oficinas, palestras, etc) para retomar os saberes fragilizados e potencializar aqueles que foram identificados como satisfatórios no nível de aprendizagem significativa. 

“”Além disso, estamos desenvolvendo ações de acompanhamento permanente do rendimento do nosso estudante nas avaliações ao longo da formação, o que garante um mapeamento dos fatores que interferem no processo de aprendizagem do mesmo fomentando ações assertivas e pontuais para mitigar as lacunas na aprendizagem. Entretanto, a nossa meta não é o Enade, mas sim o processo de aprendizagem do nosso estudante para a sua atuação socioambiental e profissional. Para este fim, procuramos estabelecer um diálogo com os mesmos, demonstrando que o Enade é só um companheiro na trilha acadêmica do estudante”, destaca.

Ainda de acordo com Minoru, a cada ano, os estudantes da Unit de diversas áreas do conhecimento são convocados a participar do exame, dependendo do Ciclo Avaliativo (trienal), que tem como objetivo avaliar o desempenho destes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. “Ou seja, o desempenho é um diferencial na vida desse estudante, pois os bons resultados aumentam suas chances na vida pessoal e profissional, pois serão reconhecidos como estudantes diferenciados. Por esse e outro motivos, é fundamental que eles se preparem bem para a prova e realizem o exame com atenção e dedicação”, ressalta.

Provas do Enade 

“É obrigatória a participação de estudantes para a conclusão do curso de graduação. Os critérios para habilitação ao exame abarca os estudantes do bacharelado que tenham integralizado, até o dia 31 de agosto, pelo menos 80% da carga horária do curso e que possuem previsão de concluir o curso até julho de 2024. Para os estudantes do tecnológico, estes devem ter integralizado, até o dia 31 de agosto, pelo menos 75% da carga horária do curso e que possuem previsão de concluir o curso em dezembro de 2023 Ingressantes, que tenham feito até 25% da carga horária do curso, também podem ser convocados. Mas podem pedir dispensa da prova dentro do prazo que ainda será divulgado pelo Inep”, alerta.

As inscrições do Enade 2023 começam no dia 27 de junho e terminam em 31 de agosto. Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.

As provas do Enade são compostas por questões objetivas e discursivas. Nas edições anteriores, o exame contava com 40 questões, sendo:

30 questões objetivas do Componente Específico (direcionados aos conteúdos do curso)

3 questões discursivas do Componente Específico

8 questões objetivas de Formação Geral (conhecimentos gerais)

2 questões discursivas de Formação Geral

Mais informações sobre o Enade 2023 estão disponíveis no site

 

Leia mais: Premiação por Mérito Acadêmico contempla alunos destaques no Enade 2022

Compartilhe: