ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante fala da sua experiência durante Mobilidade Acadêmica

O estudante de Medicina, Mateus Araújo dos Santos, escolheu a Universidad de Guadalajara por ser renomada entre as universidades latinas

às 13h48
Estudante de Medicina, Matheus Araujo dos Santos
Estudante de Medicina, Matheus Araujo dos Santos
Compartilhe:

Durante seis meses, o estudante do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Mateus Araújo dos Santos, participou virtualmente do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) na Universidad de Guadalajara, no México. 

Matheus conta que escolheu essa instituição por ser renomada e por possuir histórico positivo em relação às universidades latinas. “Realizei a Mobilidade Acadêmica durante seis meses na Universidad de Guadalajara, no entanto, minha participação foi virtual durante a pandemia. Por ter sido virtualmente, pude encaixar minha rotina de acordo com as aulas, que eram semanais e não tive prejuízo algum. Os alunos e a professora que ministrou o curso foram bem receptivos, a disciplina foi bem fluida e transpassou as minhas expectativas”, relembra.

O estudante conta que por já ter tido uma experiência prévia de morar em um país hispanohablante, escolher o México foi a opção mais assertiva, pela familiaridade com língua, a composição populacional e a cultura. 

“A minha trajetória durante a Mobilidade Acadêmica foi bem tranquila pois já tinha todos os recursos disponíveis para acessar a plataforma universitária e contactar os docentes. Além disso, a Unit ofereceu todas as ferramentas necessárias para a mobilidade. Esse cuidado impactou minha experiência de forma positiva, já que eleva minha graduação a um nível internacional para obter conhecimento extracurricular, além de adquirir experiência com metodologias que vão além das propostas no Brasil “, destaca.

Para ele, ter participado do Programa foi uma oportunidade de aprendizado única. “Durante o período em que participei da Mobilidade Acadêmica pude experimentar a medicina, por meio de uma nova abordagem metodológica e cultural. E a Unit foi uma grande parceira e imprescindível, visto que além de promover a mobilidade acadêmica, também foi facilitadora, em relação à tramitação”, ressalta. 

Atualmente cursando o 11º período, o futuro médico afirma que essa experiência impactou sua vida pessoal e futuramente a profissional. “Foi uma experiência singular, na qual tive a oportunidade de acompanhar um pouco do convívio em sala de aula de uma universidade internacional, metodologia aplicada e socialização com outra cultura”, conclui.

ProMai

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMai) é um dos principais programas disponíveis para os graduandos, com vagas para a maioria dos cursos. São cerca de 40 instituições internacionais parceiras, em 13 países.

As inscrições para o ProMai da Unit já estão disponíveis. Para conferir o edital e demais informações sobre o programa, esclarecer dúvidas e baixar o formulário para o teste de nivelamento, acesse o site.

Leia mais: Estudante de medicina participa de estudo sobre transtornos alimentares

Compartilhe: